Cuidados e manutençãoHorta

5 soluções práticas para afastar os ratos da sua horta

Provavelmente este post vai acabar por gerar alguma polémica pois tal como aconteceu com o artigo das toupeiras, há sempre quem considere que não devemos interferir na natureza e nos seus habitantes. Sou apologista de uma agricultura sustentável mas sem nunca esquecer que a maior parte dos agricultores encara a agricultura com a única fonte de rendimento do seu agregado. Não vou sugerir dicas para matar ratos, mas sim afastá-los e minimizar possíveis estragos nas culturas agrícolas. Por essa razão, partilho convosco 5 soluções práticas para afastar ratos da sua horta.

Afastar ratos da horta: porquê?

Os ratos são roedores e por essa razão caracterizam-se por possuirem hábitos herbívoros acabando por destruír grande parte das suas plantações por procurarem por alimento. Num ambiente externo como uma horta, afastar ratos pode ser uma tarefa muito complicado, no entanto, venenos nunca deveriam ser opção.

Certamente já ouviu testemunhos de pessoas que vivenciaram os prejuízos que os vários tipos de ratos provocam. A ratazana por exemplo, acaba por viver em galerias no subsolo e é muitas vezes encontrada em terrenos baldios e depósitos de lixo. O rato preto também conhecido com rato do telhado por sua vez acaba muitas vezes por escolher arbustos ou frestas de muro para “edificar o seu habitat“.

A maior parte destes roedores adora frutas, hortícolas e cereais razão pela qual acaba por marcar presença em muitas hortas e até em armazens de depósito de rações para os animais.

Para se alimentarem das culturas da horta, os ratos acabam por escavar perto da base das plantas destruindo na maior parte das vezes as suas raízes. Podem também trepar as árvores de fruto e outras acabando por danificar também as cascas dos seus troncos.

Para piorar a situação, os ratos caracterizam-se por reproduzirem-se muito rapidamente dando origem a grandes ninhadas com pouco intervalo entre as mesmas. O problema é por isso cada vez maior.

Serão os gatos a melhor solução para afastar ratos?

Bem, vou fazer-vos uma inconfidência: tenho 14 gatos aqui na minha quinta. 14 gatos preguiçosos que quando vêm um rato a passar por eles (na vacaria é o local onde geralmente marcam mais presença) olham para eles como um olhar de admiração e comtemplam os seus passos sem os atacar. É verdade, já não há gatos como antigamente 😀

Para piorar a situação, os ratos estão cada vez mais inteligentes e acabam por esconderem-se muito bem destes predadores adormecidos. Como se ainda não bastasse, além de se esconderem cada vez melhor ainda vão roubar a ração dos gatos enquanto estes os observam impávidos e serenos.

Tal como disse anteriormente não sou apologista do conhecido ” veneno dos ratos”. Aliás, posso dizer-vos que acabou por, em tempos, matar alguns gatos cá de casa que curiosos por saber o que era, ingeriram e morreram.

Posto isto, vou partilhar convosco de seguida algumas soluções para afastar estes roedores da sua horta! Aponte 🙂

como afastar ratos

1- Utilize ruídos e ondas de choque

Este é um dos métodos mais simples e com maior efeito. Para isso, o que tem de fazer é muito simples: nos locais mais ameaçados deve colocar no solo varas de metal compridas e ir batendo com um martelo nas mesmas várias vezes ao dia.  O que acontece é que o ruído e as ondas de choque produzidas com esta operação são insuportáveis para os roedores o que faz com que eles se afastem. Para produzir um maior efeito deve repetir este procedimento durante algumas semanas várias vezes ao dia, em horas mais ou menos regulares (por exemplo durante o período da manhã e depois mais ao início da noite). Com esta medida dará cabo da vontade dos roedores voltarem à sua horta!

2- Plante plantas com cheiros penetrantes

alho exerce um poderoso efeito defensivo através do seu cheiro forte e intenso. O tártago (Euphorbia lathyris) ou a língua de cão(Chynoglossum)também revelam-se poderosas ferramentas para afastar os roedores das suas plantasNo entanto, é de ressalvar que  existem ratos que já se habituaram a este cheiro intenso e que comem este tipo de hortícolas acima indicado sem qualquer problema. Pode também plantar algumas plantas aromáticas, repelentes, como a arruda, loendro e figueira do Inferno (Datura stramonium). Os ratos também não gostam de narcisos pois são tóxicos. De forma a proteger as restantes plantas da sua horta ou jardim, misture os bolbos mais sensíveis a este praga ou outras flores como as túlipas juntamente com os narcisos de forma a que as suas plantas favoritas fiquem protegidas.

como afastar ratos

3- Crie atrativos para os ratos/desvios

Poderá também utilizar topinambo também conhecido como girassol-batateiro na orla da sua horta. Os roedores adoram este tipo de tubérculos e por essa razão serão desviados para outro tipo de canteiros  e serão mais fáceis de serem capturados no meio deste tipo de tubérculos entre os seus ramos.

como afastar ratos da horta

4- Remexa a terra com regularidade

Os ratos não gostam de ficar expostos aos predadores pelo que quando a terra está “despida” sem qualquer tipo de cobertura os ratos acabam por perder o interesse. Por isso, sempre que a cobertura do solo não é necessária, opte por deixar o solo ao descoberto. Quando a terra é remexida regularmente, ele aparece muito menos. A terra despida não é apreciada pois não gosta de estar exposto aos predadores.

Posteriormente, espalhe uma rede fina sobre as hortícolas de raiz para que dessa forma os impeça de comer estas culturas.

5- Estimule a luta biológica para afastar ratos

Uma forma de afastar ratos da horta é estimular o aparecimento dos seus predadores. Por essa razão, instale ninhos e poleiros para aves de rapina ou corujas. Estes devem ser colocados a uma altura não superior a 2 metros de altura nos locais da sua horta que costumam ser mais atacados. Os ratos do campo certamente comecarão a sentir-se menos encorajados a comer o que cultivou ao longo do tempo…. Tenha paciência 🙂

Agora que já conhecem as minhas dicas para afastar roedores da horta, contem-me…

Que soluções usam para minimizar este problema?

como afastar ratos da horta

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo