Agora que estamos em pleno Outono, chegou a hora de planear os cultivos desta estação.
Os rabanetes são um excelente exemplo de cultura que pode ser instalada no outono-inverno, desde que escolha as cultivares adaptadas ao clima e região onde se encontra.
Neste novo artigo, saiba como cultivar e cuidar dos rabanetes para ter uma colheita abundante desta cultura.

como cultivar rabanetes

Os rabanetes e as suas magníficas propriedades nutricionais


Sabia que os rabanetes são ricos em vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais?
Esta cultura teve origem no continente asiático e foram desde cedo utilizados pelos egípcios pelas suas propriedades nutricionais e sabor muito característico, num misto entre doce e picante.
Por terem um ciclo cultural curto, são uma excelente opção para quem quer uma cultura que esteja rapidamente pronta a ser colhida. Possuem também a vantagem de se adaptarem a diferentes condições climáticas e por essa razão podem ser cultivados praticamente durante todo o ano.
Na gastronomia são maioritariamente usados em sumos e conservas e claro, consumidos crus ou cozidos.

Cultivar rabanetes: características da planta Raphanus sativus L.


Os rabanetes pertencem à família das brassicáceas, sendo plantas herbáceas anuais com uma raiz comestível.
Têm preferência por climas frescos e húmidos, mas pode também desenvolver-se em climas temperados.
Existem várias cultivares disponíveis no mercado que se diferenciam por cores e formas distintas.
Sabia por exemplo que existem rabanetes de cores vermelha, amarela, roxa, branca e até negra?

como cultivar rabanetes

Quando cultivar rabanetes: conheça o período ideal


Embora se possa cultivar rabanetes praticamente durante todo o ano, é importante que saiba distinguir alguns aspetos fundamentais caso opte por cultivar na primavera-verão ou no outono-inverno.
Como é óbvio, caso cultive rabanetes no período do outono-inverno, saiba que o desenvolvimento nesta altura será mais lento.
Saiba também que existem variedades de rabanetes mais propícios a cada estação do ano. Se cultivar no outono-inverno, opte pelo rabanete negro. Por outro lado, se optar por cultivar na primavera- verão, opte pelo rabanete de cor vermelha.

como cultivar rabanetes

Cultivar rabanetes: truques básicos que deve saber


Como deve saber, para cultivar rabanetes corretamente deve ter em consideração premissas como o local, características climáticas e aspetos culturais.
Relativamente à exposição solar, saiba que pode cultivar rabanetes em praticamente todos os locais da sua horta desde que garanta que que o local escolhido seja “brindado” com um número de horas de luz solar considerável por dia.

como cultivar rabanetes

O solo deve ser solto, bem drenado, “arejado” e com um bom nível de matéria orgânica e nutrientes. Para garantir esta condição, fazer uma boa preparação do solo e ligeira mobilização do mesmo é fundamental antes de cultivar rabanetes. Após este passo, aconselho que utilize um substrato adequado a hortícolas como o Siro Horta, enriquecido com um adubo orgânico biológico – com extra de azoto, rico em nutrientes essenciais, que se libertam gradualmente favorecendo o desenvolvimento desta cultura.
Pode optar também por dar “boost” de fertilização com a utilização do Siro Agro 5 que é um Fertilizante orgânico composto sob a forma de pellet. É um fertilizante eficaz para melhorar as características físicas, químicas e biológicas, facilitando às plantas um bom desenvolvimento e produtividade. Após distribuição este fertilizante no solo, incorpore o fertilizante no solo, com uma ligeira gradagem e regue posteriormente.

como cultivar rabanetes

No que diz respeito a cultivar rabanetes, o modo de cultivo mais comum é a sementeira em local definitivo. Pode também semear em tabuleiros e transplantar as plântulas para o local definitivo quando estas já tenham tamanho suficiente para tal (duas folhas), mas esta não é a prática mais usual. Caso opte pelo segundo método, distancia as plântulas pelo menos 10 cm umas das outras.
Se optar pela sementeira (em linha), distancie as sementes pelo menos 20 centímetros umas das outras e posteriormente, faça um desbaste das plantas que estejam mais próximas umas das outras de forma a garantir o espaçamento indicado acima e a promover o desenvolvimento correto da planta.

como cultivar rabanetes

É importante que vá controlando as plantas infestantes à medida que estas vão aparecendo através da sacha, por exemplo. Dessa forma, permitirá que não ocorra competição destas com os rabanetes por água e nutrientes.
A rega é também um aspeto muito importante e por essa razão, nunca permita que os rabanetes estejam em ambiente de secura, especialmente nas épocas do ano com temperaturas mais altas.

Colheita dos rabanetes: quando colher?


Se optou pela sementeira de outono-inverno, saiba que os rabanetes estão prontos a colher cerca de 60 dias após. Se semeou na primavera-verão, pode colher rabanetes 30 dias após este momento.
Para aumentar o período de conservação dos rabanetes separe as suas folhas e coloque-as no frigorífico para que resistam por mais tempo.
Além dos rabanetes em si, pode aproveitar as suas folhas para fazer saladas ou até mesmo infusões devido às suas propriedades calmantes, diuréticas, digestivas, entre outras.

como cultivar rabanetes

Espero que tenham gostado deste artigo!
Bons cultivos 😊

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here