Com a chegada do Outono chegam também as tarefas inerentes a esta estação como por exemplo o início da plantação de árvores de fruto. Neste artigo conheça 5 exemplos de fruteiras que são boas alternativas para plantar nesta altura do ano.

As árvores de fruto: elementos essenciais em qualquer pomar

Macieiras

As macieiras são um dos principais exemplos de fruteiras que podem ser plantadas nesta estação em que nos encontramos. Um dos principais conselhos que posso dar antes de comprarem estas árvores de fruto é que escolham variedades de macieiras que se adaptem ao local que têm disponível para estas. Se tiverem pouco espaço disponível optem por uma variedade de macieiras anãs como a Maçã Sun Red.

Normalmente, as macieiras começam a dar fruto ao fim de 3 a 5 anos e atinge a maior produtividade entre os 10 e os 20 anos podendo continuar a frutificar até aos 50 anos de idade.

Na época da floração que coincide com a Primavera, as suas flores brancas embelezam o seu pomar.

A colheita das maçãs ocorre a partir do Outono e estende-se até Inverno (excepto a Royal Gala que pode ser colhida no Verão). Para auxiliar o processo de crescimento e desenvolvimento destas árvores de fruto, é normal usarem-se uma estaca que dê suporte a este tipo de fruteiras. Garanta que o local onde instalar estas fruteiras tenha várias horas de sol por dia, um solo nutricionalmente rico e bem drenado. Garanta também que as macieiras são instaladas em locais abrigados dos ventos fortes e geadas. Evite locais muito sombreados.

Um dos conselhos que mais dou quando alguém pretende comprar macieiras é que opte por uma árvore de fruto que possua raízes nuas, evitando comprar macieiras com “aspeto seco” e com aspeto já muito desenvolvido pois a probabilidade de “vingar” é menor.

No momento da plantação da(s) macieira(s), remova qualquer vestígio de pedras ou infestante e após esse momento, abra uma cova com aproximadamente 50cm de profundidade e plante a sua macieira. Garanta que rega frequentemente as suas fruteiras especialmente nos primeiros tempos de vida. Para melhores resultados, no momento da plantação coloque um fertilizante que garanta os nutrientes que estas árvores de fruto necessitam especialmente nos primeiros tempos.

Apple, Macieira, Frutas, Pomar De Macieiras, Ramo

Pereiras

As pereiras são árvores de fruto que pertencem à família das rosáceas, tal como acontece com as macieiras.

A plantação das pereiras pode começar a ser realizada no outono ou em alternativa no início da primavera para garantir que estas fruteiras consigam enraizar corretamente. Normalmente, a propagação é realizada por enxertia em pé-franco ou em alternativa em marmeleiro.

Atualmente a pera-rocha é a variedade mais cultivada em Portugal, ocupando a esmagadora área de cultivo ocupada por esta árvore de fruto.

Uma das variedades de pereiras mais famosas em Portugal é a nacional pera-rocha. Existem variedades estrangeiras como a Lawson ou a William’s que também são muito apreciadas.

No momento da plantação, aconselho a que planta pelo menos duas pereiras de forma a facilitar o processo de polinização cruzada.

De salientar que este tipos de fruteiras gosta de terrenos leves com pH neutro e com teores de matéria orgânica consideráveis..

No momento da colheita, evite colher estes frutos demasiados maduros pois pode tornar-se muito “farinhentos”. Estenda-os num local fresco e seco de forma a que conservem por mais tempo.

Close Up, Pêras, Frutas, Delicioso, Alimentos, Saudável

Cerejeiras

As cerejeiras pertencem ao género Prunus, tal como grande parte das árvores de fruto de caroço tais como as ameixeiras e pessegueiros. Estas fruteiras apresentam uma floração precoce que ocorre especialmente nos finais do inverno ou no inicio da primavera.

Não são muito exigentes. No entanto, é importante que garanta alguma exposição solar, solo bem drenado e uma poda bem feita.

O momento ideal para plantar cerejeiras é no Outono evitando assim o frio característico da estação seguinte. As cerejeiras são sensíveis ao excesso de água pelo que deve evitar regar em demasia. Os momentos mais importantes em que deve regar é especialmente nos primeiros tempos de vida destas fruteiras e em períodos de seca prolongados.

A poda é também essencial pois para além de permitir a entrada de luz de forma mais eficiente entre outros fatores, pode também ser realizada no verão, depois da floração por motivos estéticos.

Cereja, Doce De Cereja, Frutas, Árvore De Cereja


Pessegueiros

O pessegueiro cujo nome científico é Prunus persica teve origem no continente asiático e é uma árvore de fruto de folha caduca que pode atingir até 6 m de altura, consoante a variedade.

Entra em floração na altura da Primavera e as flores apresentam cores que oscilam entre o rosa e o roxo.

A maioria das variedades destas árvores de fruto são auto-férteis ou seja não precisam de outras cultivares para se obter produção destes frutos. Normalmente a polinização é realizada por insetos como as abelhas ou através da ação do vento.

Os pessegueiros adaptam-se bem ao clima mediterrânico e a solos bem drenados, leves, férteis e com um teor em matéria orgânica considerável. Gostam de locais com uma boa exposição solar.

Pode começar a plantar estas árvores de fruto a partir de fins do outono até aos inícios da primavera.

Pêssego, Frutas, Pessegueiro, Bio, Árvore, Comer

Damasqueiros

Os damasqueiros são árvores de fruto de folha caduca que podem atingir uma altura até 7m consoante a variedade escolhida para plantar.

Adaptam-se bem a solos profundos com uma boa drenagem, arejados e férteis.

Relativamente à exposição solar, gostam de locais onde o pleno sol se faça sentir. A rega é especialmente importante nas fases iniciais de desenvolvimento da fruteira e em períodos de seca.
Os damasqueiros caracterizam-se por serem plantas rústicas que toleram bem as baixas temperaturas que se fazem sentir no Inverno.

As variedades de damasqueiros mais cultivadas em Portugal são a Bulida, Beliana, Folha de Rosa e Royal, entre outras variedades.

Pode plantar este fruteira em fins do Outono, cavando uma cova com dimensões suficientes para que consiga desenvolver-se corretamente (proporcional ao tamanho da raiz da pequena árvore de fruto que comprar)

Se a fruteira que comprou para plantar tiver as raízes muito compridas corte-as ligeiramente para que não se danifiquem durante o momento do transplante para local definitivo.

Há medida que o(s) damasqueiro(s) se forem desenvolvendo e começarem a ficar com tendência para “vergar” ate-os a uma estaca para apoiar o seu crescimento e funcionar como tutor.

Damascos, Árvore De Alperce, Frutas, Amarela, Frescos

Espero que tenha gostado deste artigo e que lhe seja útil! Bons cultivos 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here