Como escolher uma melancia de qualidade

Será que existe uma forma adequada de escolher  melancia que já esteja  boa para consumir? Como/porque será que os feirantes, agricultores, e alguns familiares escolhem sempre as melhores melancias, muitas vezes só com o olhar?

Não se trata de sorte, acredite. O que existe são uma série de sinais presentes nesta fruta, que indicam que ela está verde ou madura, se é doce ou sem sabor. Quer saber quais são estes sinais? Neste artigo,  abordo 4 dos principais!

como escolher uma melancia

Como escolher uma melancia

1-Observe as manchas na casca da melancia

Comece por observar a  parte de baixo da melancia. Se a mancha for muito branca ou caso não tenha mancha, pode significar que a melancia foi colhida ainda verde (não tendo um sabor tão bom).  Caso a melancia tenha uma   mancha mais amarelada, é um bom sinal: significa que ela permaneceu mais tempo no chão enquanto completava o seu processo de amadurecimento.

como escolher uma melancia

2- Dê “batidas” na melancia

Com as extremidades dos  seus dedos, dê ligeiras “batidas” na fruta. Caso a casca da melancia esteja macia pode significar que a sua fruta já está madura de mais.

3- Analise o tamanho da sua melancia

Tamanho não é tudo: uma melancia maior não significa que ela seja de melhor qualidade. Regra geral, as melancias de dimensão média são as melhores.

Outro factor que deve ter em atenção é a forma da melancia, uma vez que geralmente:

  1. melancias com uma forma mais alongada, costumam ter mais água;
  2. melancias com uma forma mais arredondada, costumas ser mais doces;

como escolher uma melancia

4- Analise a haste da sua melancia

Observe a haste da sua melancia.  Se a haste da fruta estiver seca, significa que  a melancia está madura. Se a haste da melancia estiver verde, significa que ela ainda não completou o seu processo de amadurecimento.

Resultado de imagem para melancia como escolher

Fonte da imagem: Almanaque SOS

Já conhecia estas dicas? Que truques utiliza para escolher uma boa melancia?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar