Quinta-feira, Maio 23, 2024

Conduzir tractores com carta da categoria B só com formação obrigatória

Autor do artigo: Agricultura e Mar

A Directiva da União Europeia que regula a habilitação de condução de veículos está transposta para o direito português. Agora, o Governo vem esclarecer as regras da condução de máquinas agrícolas. A formação passa a ser obrigatória para os detentores de cartas de condução das categorias B, C e D.

Estes têm dois anos para fazerem a formação com aproveitamento e as regras entram hoje, 22 de Fevereiro, em vigor.

Segundo o Despacho nº 1819/2019, assinado pelos secretários de Estado da Protecção Civil, José Artur Tavares Neves, das Infra-estruturas, Guilherme d’Oliveira Martins e das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel de Freitas, os condutores com carta de condução que os habilite a conduzir veículos das categorias B, que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II, devem realizar a acção de formação “Conduzir e operar com o tractor em segurança”, de 35 horas.

Ou, em alternativa, aqueles condutores podem optar pela Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) 9596 — “Condução e operação com o tractor em segurança”, do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), de 50 horas.

O mesmo acontece com os condutores com carta de condução que os habilite a conduzir veículos das categorias C e/ou D, que pretendam conduzir veículos agrícolas das categorias II e III.

Dois anos para formação

Os condutores de veículos agrícolas com carta de condução da categoria B que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II e com carta de condução das categorias C e/ou D que pretendam conduzir veículos agrícolas das categorias II e III, dispõem de dois anos, após a data de entrada em vigor (22 de Fevereiro) do presente despacho, para realizarem com aproveitamento a formação prevista.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos