Ambiente e Natureza

Forest Therapy na gestão de Recursos Humanos: saiba mais aqui

conceito de Forest Therapy é inspirado na prática Japonesa de Shinrin-Yoku, que significa receber a floresta através dos sentidos, e que nasceu para dar resposta aos picos de stress e cansaço provocados pelo excesso de trabalho e de um estilo de vida cada vez mais acelerado. Hoje em dia, fruto de meses de uma pandemia sem igual, da necessidade (e obrigação) de teletrabalho, de aulas online, de uma obrigação de mudar hábitos de vida e de quase exclusão social, esta necessidade é ainda maior e o cuidado das empresas com os seus recursos humanos deve ser uma prioridade.

São vários os estudos que comprovam as vantagens e benefícios dos banhos de natureza, nomeadamente na redução do stress que, de acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, é o 2.º problema de saúde mais referido na Europa, estando na origem de 50 a 60% dos dias de trabalho perdidos. Reduzir este stress, acentuado pela pandemia, é essencial.

Segundo um estudo publicado no International Journal of Mental Health and Addiction, o Forest Therapy pode ser eficaz na redução dos sintomas de saúde mental a curto prazo, sobretudo o stress e a ansiedade. De acordo com a referida investigação, uma revisão sistemática e meta-análise que avaliou o impacto desta terapia na saúde mental, recorrendo a 20 estudos realizados na Ásia e na Europa com mais de duas mil pessoas, o Forest Therapy é eficaz no combate à depressão, ansiedade e stress.

Um outro estudo, publicado em 2020, na revista científica Urban Forestry and Urban Greening, confirma que esta prática aumenta a criatividade. O teste foi feito com os participantes de um workshop de Forest Therapy, de três dias de duração, e revelou que estes exibiram um aumento de 27% no desempenho criativo, um aumento ao nível das emoções positivas e uma diminuição das emoções negativas.

Foi com este objetivo que a Renature criou o conceito For Your Company, programas destinados aos líderes e gestores de empresas que acreditam que o contacto com a Natureza pode ajudar as equipas (as pessoas que fazem parte das equipas) a ficaram mais equilibradas, alinhadas, focadas e prontas a enfrentar os desafios do mundo corporativo.

A Renature desenvolveu programas únicos que permitem melhorar e aumentar a qualidade, a eficiência, a criatividade e a produtividade no trabalho, em cinco grandes áreas de intervenção: Relaxed Presence, Expanded Clarity, Creative Vitality, Authentic Connections e Stirring Inspirations. Para cada uma destas áreas, a Renature oferece 12 workshops diferentes.

A Renature baseia os seus programas em evidência científica. “Todas as soluções propostas pela Renature são criadas com base em estudos e a pensar no que as pessoas e as empresas estão a passar, e como a Natureza pode, efetivamente, ser uma enorme aliada“, refere Geeta Stilwell, fundadora da Renature.

Luís Valente, sócio da Renature e responsável pela co-criação dos programas para empresas explica: “Desenvolvemos programas, totalmente criados para serem implementados na Floresta e que vão de encontro àquilo que os Gestores têm como o maior desafio atual: a ausência de contacto pessoal devido às circunstâncias actuais”. Luis Valente revela ainda que “o digital nunca substituirá a interação de colaboradores e equipas e com essa inevitabilidade a Floresta e o ar livre são o local de eleição para reunir equipas e reforçar sentimento de pertença. Criámos vários programas mas o meu preferido é o Relaxed Presence onde convidamos as pessoas a estarem, pura e simplesmente, na presença da Natureza e umas das outras. Vivemos tempos muito marcantes e só soluções marcantes ajudarão gestores, equipas e empresas a florescerem, tal como uma Floresta”.

Para equipas maiores ou mais pequenas, com objetivos mais específicos ou para a criação de momentos de partilha e ligação à Natureza, a Renature tem 12 programas exclusivos que permitem restaurar um equilíbrio interior tão necessário e perdido, física, mental e emocionalmente com a ajuda dos nossos sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo