Segunda-feira, Abril 22, 2024

Fundo Ambiental distribui 1,2 M€ para combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e controlo da erva-das-pampas

Fonte: Agricultura e Mar

O Fundo Ambiental vai distribuir 1,2 milhões de euros no âmbito da “Conservação da Natureza e da Biodiversidade”, informa uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes.

Um milhão de euros serão para projectos de combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e ripícolas e 200 mil euros destinam-se a intervenções para o controlo da erva-das-pampas em Portugal continental.

“No primeiro caso, foram apresentadas 16 candidaturas e 14 admitidas, mas uma não poderá ter financiamento, porque se esgotou a dotação máxima do aviso”, salienta a mesma nota.

Apoiar projectos de controlo, contenção ou erradicação de espécies exóticas invasoras aquáticas (fauna e flora) e ripícolas (flora), à escala da bacia, sub-bacia hidrográfica ou massa de água, são as metas.

São beneficiários a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), as autoridades regionais de conservação da natureza, as Comunidades Intermunicipais, os municípios, as instituições de Ensino Superior, os centros de investigação e outras entidades públicas.

Em relação às intervenções para controlo da erva-das-pampas, 12 das 14 candidaturas apresentadas poderão ser financiadas com uma taxa máxima de co-financiamento de 85% e limite de 20 mil euros por projecto. Beneficiam do apoio entidades como comunidades intermunicipais, municípios, instituições de Ensino Superior, centros de investigação e outras instituições públicas, acrescenta a mesma nota de imprensa.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos