Terça-feira, Abril 16, 2024

Investimento em tecnologias para produção agrícola aumentou 200%

Autor do artigo: Sara Sousa, Agroop

O investimento em empresas de tecnologia dedicadas à produção agrícola cresceu 200%, segundo um novo relatório do fundo de investimentos norte-americano AgFunder.

Globalmente, as startups de tecnologia agroalimentar (desde as que produzem tecnologia de agricultura de precisão aos serviços de entrega de refeições) captaram 1,6 mil milhões de dólares. Mas este valor não representa um crescimento – foi o mesmo em 2017.

Mas para as startups de tecnologia “a montante” – isto é, aquelas que se focam na cadeia de valor antes do consumidor (sensores para o campo, robôs, marketplaces agrícolas, etc.) – a história já é outra.

Estas empresas captaram 56% do investimento, um crescimento de 200% face ao ano anterior.

Tal representa “uma quebra face à indústria global, onde as tecnologias direcionadas para o consumidor continuam a dominar, com a proliferação de startups de entrega de comida em todos os cantos do globo,” lê-se no relatório.

As empresas que produzem sensores e software de gestão agrícola, assim como as que desenvolvem robótica, viram o seu investimento aumentar 500% em 2018.

Apesar deste crescimento, a Europa continua atrás no que toca ao investimento nesta indústria, de acordo com a AgFunder. A região ainda investe pouco – apenas 9,4% do total do investimento global em tecnologia agroalimentar –, existem poucos investidores completamente dedicados ao setor, e verifica-se uma maior aversão ao risco.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos