img

Tudo o que deve saber para aprender a plantar gengibre em casa

/
/
/

Quem é que adora gengibre? Já pensaram em plantar gengibre em casa? Hoje trago-vos algumas dicas que possa adotar para plantar gengibre em casa.

Plantar gengibre não é uma tarefa cultural muito complicada, e pode optar por cultivar esta cultura em algum lugar da sua casa.

Mesmo que não tenha muito espaço em casa tal como uma horta com uma área considerável, pode optar por plantar gengibre num vaso, ou num canteiro na sua varanda ou terraço.

O gengibre é um fantástico termogénico, muito utilizado nos  países asiáticos mas também tem tido bastantes “adeptos” no ocidente devido aos seus inúmeros  benefícios. Em Portugal tem ganho popularidade muito por causa do sushi. Se quer saber como pode plantar gengibre em casa, este artigo pode ser-lhe muito útil.

como plantar gengibre em casa

Informações importantes sobre a cultura do gengibre

O gengibre caracteriza-se por ser  uma planta perene pode pode atingir alturas até os 1,5m.  O seu rizoma é de forma comum, utilizado para fins medicinais e como uma especiaria importante principalmente para fins culinários.

Estes rizomas podem ser utilizados das mais diversas formas: frescos, secos, em pó, cristalizafos, em conversa e de muitas outras formas.

Que exigências tem a cultura do gengibre?

Clima: O gengibre é uma planta  que se adapta melhor a  climas subtropicais e tropicais, podendo ser produzida com temperaturas que variem entre os  17°C a 35°C. Dado que o nosso clima nem sempre é caracterizado por temperaturas proeminentes, pode ser cultivado de forma mais protegida/”abrigada” dentre de casa ou numa pequena estuda nos meses mais frios.

Humidade: o gengibre prefere humidades do ar consideráveis.

Luz solar: Deve plantar o gengibre em regime de  sombra parcial ou com luz solar directa.

Solo: Deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica.

Rega: Nas primeiras fases de crescimento  regue com frequência para que consiga que o solo esteja húmido por mais tempo, mas evite que este fique saturado de água/encharcado.

Um dos sinais que deve ter em atenção e que revelam que o solo está com água em demasia é a cor das folhas. Quando estas começarem a amarelecer/perder cor deve diminuir a frequência da rega. Quando os rebentos voltarem novamente a aparecer, regue de novo.


como plantar gengibre em casa

Aprenda a plantar gengibre na sua casa

1- Separe “pedaços” de gengibre com cerca de 5 cm

Tal como disse anteriormente neste artigo, o gengibre adapta-se muito bem a solos férteis e bem drenados, com luz indirecta ou sombra. Uma vez que no nosso país as temperaturas nem sempre são muito altas, opte por plantar esta cultura nos meses mais quentes, protegendo-a nos meses mais frios.

Por essa razão, talvez seja melhor plantar gengibre em num espaço mais interior da sua casa, onde estas condições estão mais adequadas.

como plantar gengibre em casa

Depois de garantir estas condições, coloque os pedaços de gengibre (com cerca de 5cm) na terra.

Se for plantar na sua horta, garanta que deixa uma bom espaçamento entre plantas, uma vez que o gengibre prefere um espaço generoso para garantir que as suas plantas cresçam e se desenvolvam da melhor forma.

Coloque os pedaços de gengibre na terra, com cerca de 5 cm de profundidade. Se optar por plantar numa horta, é fundamental que deixe, entre as plantas, um espaço generoso – isso vai garantir o melhor crescimento do gengibre.

 

como plantar gengibre em casa
Plantação de Gengibre. Fonte da imagem: thenaturalrecoveryplan.com

2- Regue!

Também como expliquei no início deste artigo, este tipo de plantas gostam de solos húmidos mas não saturados de água.

Quando as folhas começarem a ficar amarelas, deve interromper a mesma. A partir desse momento, as regas devem ser feitas com um maior espaçamento e menor frequência, até efectuar a colheita da sua raíz/rizoma.

O controlo de plantas infestantes é muito importante uma vez que evitará de forma mais eficaz a competição pela água e nutrientes do solo.

Um bom conselho que posso dar é que sempre que observe fragmentos da raiz de gengibre expostos, deve tapá-los com terra.

como plantar gengibre em casa

3º passo: O gengibre está pronta a colher!

Depois de ter plantado o gengibre, cerca de 7 a 12 meses após de ser plantado,pode finalmente ser colhido.

Deve-me estar a questionar quando é que saber que as plantas de gengibre estão prontas a ser colhidas… eu respondo!

Quando as hastes tiverem amarelas é um sinal mais que evidente de que está  na altura certa!

Antes de arrancar a planta (deve ter um extremo cuidado), deve escavar um pouco a terra de forma a retirar um pouco da sua raiz. Deixe sempre um bocado de raiz no solo para que o gengibre continue a crescer e a desenvolver-se, garantindo que tem sempre gengibre em casa!

 O que achou das minhas dicas? Já viu como pode ser simples plantar gengibre em casa de forma simples e rápida? Este artigo é uma ótima oportunidade de ter as primeiras dicas para se orientar com esta cultura.

A partir de agora pode ter  esta raiz poderosa sempre à mão e fazer dele um ingrediente indispensável para os seus cozinhados.

 

5 Comments

  1. Bom dia rosa obrigada pelas informações.
    Vou experimentar cultivar o gengibre e como tenho 2 floreiras bem grandes vou, tal como aconselhou noutra publicação, por numa um limoeiro e na outra uma romãzeira 😊
    Gosto muito do seu blog.

  2. Viva,

    Já tentei várias vezes, mas sem sucesso. Acabam secar/apodrecer.
    Mas depois de ler este artigo vou tentar novamente. Num local com meia sombra e com um solo com uma boa drenagem indica no artigo.

    Se pudesse fazer uma vídeo sobre physalis era óptimo.

    Parabéns pelo seu trabalho 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar