Jornadas Internacionais da Batata juntam especialistas e parceiros para debater desafios do setor

Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, o coach Alexandre Monteiro e a chef Marlene Vieira são alguns dos oradores convidados.

A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, em parceria com a APH (Associação Portuguesa de Horticultura), a ESAS (Escola Superior Agrária de Santarém), o COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional) e a FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas) vai organizar as Jornadas Internacionais da Batata, nos dias 3 e 4 de maio, no Fórum Alcochete.

Numa altura de enormes desafios para o setor, a Porbatata reúne especialistas, produtores e parceiros para debater os temas que mais importam no atual contexto, com destaque para os mercados internacionais e exportação, a organização da produção, o aumento do custo, as novas tecnologias, a fitossanidade, a escassez de água e as alterações climáticas.

Entre os oradores internacionais convidados estão Cedric Porter, da WPM (World Potato Market), Jan Gottschall, da NAO (Nederlandse Aardappel Organisatie), Yolanda Medina da OIPACYL (Organizacion Interprofissional de la Patata  de Castilla y León) ou Laurent Cavard, CEO do grupo francês Altho.

Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição), Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, o coach Alexandre Monteiro e a chef Marlene Vieira também marcam presença na iniciativa.

“As Jornadas Internacionais da Batata serão uma oportunidade única para reunir toda a cadeia envolvida na produção alimentar e colocar no centro do debate os desafios com que, hoje, nos confrontamos. Num mundo em mudança constante, iremos ouvir especialistas nacionais e internacionais, partilhar estratégias e debater os temas que preocupam os agentes do setor”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 21 de março na plataforma https://www.queroir.pt/jornadas-internacionais-da-batata.

Sobre a PORBATATA
Fundada a 28 de setembro de 2016, a PORBATATA – Associação da Batata de Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas. Com sede na zona Oeste, na Lourinhã, representa os interesses de toda a fileira em Portugal e é uma voz única e ativa do sector, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria. Representa mais de metade dos produtores de batata em Portugal e conta com mais de meia centena de associados.

As últimas

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para o funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal, estando já disponível um sítio de...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P – IFAP, foi criado com a extinção do Instituto de...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...