Terça-feira, Abril 16, 2024

Mais de 16 000 compostores implementados na área da Lipor

A LIPOR e seus Municípios Associados apelaram, o cidadão respondeu proativamente e a compostagem é já muito expressiva! Fazer circular a ideia da compostagem é o mote e a atitude é muito simples: recolhendo e juntando os restos de preparação de alimentos e/ou aparas de jardim/hortas, permite tratar localmente 400 kg/compostor/ano e produzir um corretivo orgânico 100% natural e caseiro. 

Em 2021 foi ultrapassada a barreira dos 16 mil compostores instalados. Um claro sinal da resposta do cidadão às vantagens da compostagem caseira. Neste período, 6 435 t de biorresíduos foram compostados localmente, evitando a emissão de cerca de 1 351 t de CO2eq, que correspondem, em termos práticos, a cerca de 19 000 viagens ida e volta, de avião, entre Porto e Lisboa. Obrigado pela adesão a este projeto!

Se vive num dos oito municípios associados da LIPOR e também gostaria fazer parte desta rede e ter um compostor, ou se tem uma empresa e gostaria de oferecer este equipamento aos seus colaboradores, de forma gratuita, faça a inscrição em: https://www.lipor.pt/pt/sensibilizar/compostagem-caseira-e-comunitaria/inscricoes-compostagem-caseira/

Sobre a LIPOR
LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

LIPORtrata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.
A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes. 

Para mais informações contactar:Sónia Pereira | [email protected] | 939 770 271
Fátima Nogueira | [email protected] | 910 738 139
Portal LIPOR: www.lipor.pt

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos