Milho e soja. UE autoriza cinco novos produtos agrícolas geneticamente modificados

0
19

Fonte: Agricultura e Mar

A Comissão Europeia autorizou oito produtos geneticamente modificados (OGM) para utilização em alimentação humana e animal. Foram hoje 22 de Janeiro, autorizados cinco produtos agrícolas geneticamente modificados (três variedades de milho e duas de soja) e renovada a autorização de três variedades de milho utilizadas na alimentação humana e animal.

Todos estes OGM “passaram por um procedimento de autorização abrangente e rigoroso, incluindo uma avaliação científica favorável pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA)” garante a Comissão Europeia em comunicado.

Cultivo de fora

No entanto, a Comissão salienta que as decisões de autorização não abrangem o cultivo. A votação dos Estados-membros no seio do Comité Permanente não alcançou uma maioria qualificada, nem a favor nem contra as autorizações.

O mesmo se verificou no Comité de Recurso subsequente. Por conseguinte, a Comissão Europeia tem a obrigação legal de proceder às autorizações.

As autorizações são válidas por 10 anos e qualquer produto obtido a partir destes OGM estará sujeito às “regras rigorosas da UE em matéria de rotulagem e rastreabilidade“.

Mais informações sobre OGM na UE aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.