Quarta-feira, Abril 24, 2024

Aprenda a mudar a cor das hortênsias do seu jardim

Hortênsias: as flores que mudam de cor

Sabia que podemos controlar a mudança de cor das  hortênsias? Para  que isto seja possível, é necessário modificar o pH do solo , isto é, tornar-lo mais ácido ou  mais básico.

Estas plantas, caracterizadas por terem  flores grandes e coloridas justificam o facto de serem um das  plantas favoritas dos portugueses. Originárias do continente asiático, as hortênsias foram distribuindo-se um pouco por todo o mundo e constituem hoje em dia, uma das plantas ornamentais com mais fãs.

Estas flores apresentam-se geralmente sobre a forma de arbustos perenes e possuem centenas de variedades distintas.  As suas folhas são grandes, com forma oval, esverdeadas e com as suas bordas dentadas. Como a maioria dos arbustos, as suas folhas caem no outono.

As hortênsias são flores muito especiais pois caracterizam-se por variarem de cor consoante o pH do solo.

mudar a cor das hortênsias

Ideias-chave: como mudar a cor de uma hortênsia

Tal como já abordei, a cor de uma  hortênsia varia consoante o pH presente no solo.

Assim verifica-se que as hortênsias presentes em solos ácidos (pH inferior a 5,5) disponibilizam níveis elevados de alumínio à planta tornando as flores azuis.

Por outro lado, nos solos básicos ou alcalinos (por disponibilizarem menor quantidade de alumínio)  ,as hortênsias têm cor rosa.Já os solos neutros originam hortênsias com cor lilás ( alternando entre o rosa e o azul).

mudar a cor das hortênsias

Posto isto, é fácil concluir que  é a quantidade de alumínio que a planta consegue absorver que origina diferentes tonalidades de cor desta planta. Solos ácidos originam hortênsias azuis e solos básicos originam hortênsias rosa.
Devido a estas informações, facilmente podemos concluir que é relativamente simples determinar a cor de uma hortênsia, ou alterá-las a nosso gosto, principalmente se estas estiverem confinadas a um dado lugar.
Para determinar o pH do seu solo, estes artigos vão ser úteis:
mudar a cor das hortênsias

Como transformar as hortênsias azuis em rosa

Será primeiro necessário retirar o teor de alumínio que a planta já contenha (responsável pela cor azul) através de uma poda.

  • Uma vez que as hortênsias azuis são caracterizadas por serem características dos solos ácidos, para torná-las rosas deve em primeiro lugar retirar o teor de alumínio que as plantas possuem através da poda, por exemplo.
  • Pode também colocar  cal agrícola no solo para tornar o solo mais básico e transformar as hortênsias azuis em rosa.
  • Uma outra alternativa possível para tornar o solo mais básico e transformar as hortênsias azuis em rosa, pode optar por usar um fertilizante ao solo à  base de farinha de osso ou rico em fósforo que impede a entrada de alumínio.
  • As hortênsias rosas encontram-se normalmente em solos com pH de 6,2.
  • mudar a cor das hortênsias

Como transformar as hortênsias rosas em azuis 

  • Para transformar uma hortênsia rosa em azul pode optar por regar estas flores aproximadamente 2 meses antes da entrada destas na  floração com uma  solução de sulfato de ferro (20g de sulfato de ferro diluídas  em 5 litros de água).
  • Deve ter no entanto em atenção as quantidades  que aplica desta mistura do solo, para evitar queimar as raízes.  Pode entrar sulfato de alumínio em qualquer garden center ou loja de jardinagem.
  • Caso não queira utilizar sulfato de alumínio pode utilizar outras substâncias tais como borras de café, cascas de laranja ou aparas de relva ao solo de forma a torná-lo mais ácido e assim transformar a seu hortênsia rosa em azul.
  • Outros métodos que pode utilizar para o efeito podem ser a utilização de fertilizantes ricos em potássio ou a  rega com água da chuva ou água destilada.
  • No caso das hortênsias azuis, deve tentar atingir um pH entre 5 e 5,5 para atingir esta tonalidade.
  • mudar a cor das hortênsias

Gostou destas dicas? Já aplicou alguma destas dicas no seu jardim? Conte-me tudo nos comentários.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos