Segunda-feira, Maio 27, 2024

Nestlé Portugal reduziu em 70% a captação de água necessária para as suas operações

Antecipando o dia em que se celebra internacionalmente a urgência da preservação do recurso Água, 22 de março, a Nestlé dá a conhecer a forma como tem atuado, em toda a sua cadeia de valor, por forma a conseguir reduzir em 70% a utilização deste recurso, no espaço de uma década (2010-2020).

Esta redução de utilização de água foi realizada de forma transversal a todas as estruturas que a Nestlé tem em Portugal, mas com um especial destaque para as inovações introduzidas nas fábricas de Avanca e do Porto, que tem permitido uma utilização mais eficiente da água, reaproveitando-a sempre.

Este é também um objetivo partilhado pela Nestlé com os seus fornecedores de matérias-primas e que a empresa deixou ainda mais claro com o anúncio do compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, em que as práticas de agricultura regenerativa e a preocupação em ter solos saudáveis estão no topo da agenda de sustentabilidade da Nestlé.

Prioridade à agricultura regenerativa
A nível mundial, a Nestlé está já a trabalhar com os seus 500.000 agricultores e 150.000 fornecedores para os apoiar na implementação de práticas de agricultura regenerativa. Essas práticas melhoram a saúde do solo e mantêm e restauram os diversos ecossistemas. Em troca, a Nestlé está a recompensar os agricultores comprando os seus produtos a um preço mais elevado e em quantidades maiores, co-investindo nas despesas de capital necessárias. Desta forma, a empresa espera obter mais de 14 milhões de toneladas de matérias-primas através de agricultura regenerativa até 2030. Por outro lado, a empresa está também a acelerar a transformação do seu portefólio, por forma a utilizar matérias-primas plant-based com consumos de águas significativamente mais baixos que, por exemplo, as matérias-primas de origem animal.

Promover solos mais saudáveis
Em Portugal, a Nestlé trabalha com agricultores no Alentejo, para produzir cereais com características específicas (baixos teores de pesticidas) para o fabrico, entre outros, de papas de cereais infantis CERELAC. Esta ligação aos agricultores permite assegurar a qualidade do produto final e promove práticas agrícolas, desde a sementeira até à colheita, mais amigas do ambiente. As especificações técnicas de matérias-primas são trabalhadas de perto com o agricultor desde o momento da compra da semente, passando pela sementeira e até à colheita. 

Sobre a Nestlé
A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos