Fonte: Agricultura e Mar
O Laboratório Colaborativo (CoLAB) ForestWISE, que desenvolve actividades de investigação, inovação e transferência de saber e de tecnologia com vista a aumentar a gestão florestal sustentável e a competitividade do sector florestal e a reduzir as consequências negativas dos incêndios rurais, tem 10 vagas em aberto para investigadores seniores e gestores de projectos.
As candidaturas estão abertas até 11 de Março no website do ForestWISE (www.forestwise.pt), directamente acessíveis aqui.
Requisitos
O ForestWISE procura investigadores e gestores de projecto nas áreas científicas do âmbito de actuação do CoLAB (Engenharia Florestal, Gestão Industrial, Políticas Públicas, e congéneres), com doutoramento e experiência profissional de mais de cinco anos em gestão de projectos relacionados com a floresta e o fogo.
Estes 10 profissionais vão reforçar a equipa técnica do ForestWISE, composta por 20 elementos, que tem Carlos Fonseca, professor na Universidade de Aveiro, como CTO do CoLAB.
“Estes investigadores e gestores de projecto terão como responsabilidades a gestão da agenda de investigação do ForestWISE na sua área temática; a coordenação dos projectos de investigação e a identificação de oportunidades de I&D&I que respondam aos problemas e necessidades da gestão integrada dos fogos rurais”, afirma Carlos Fonseca.
Sede em Vila Real
O CoLAB tem a sua sede em Vila Real, no campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A equipa vai fazer uso de infra-estruturas disponíveis na sede do CoLAB e em delegações em outras regiões do país, bem como de infra-estruturas e equipamentos existentes nos seus associados.
“Terminado o período de discussão pública do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e sendo conhecidas a Agenda de I&D&I do ForestWISE, a Agenda de Investigação e Inovação Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), urge reforçar a equipa do CoLAB com massa crítica capaz de dar resposta aos múltiplos desafios nestes domínios”, acrescenta José Manuel Mendonça, presidente do conselho de administração do ForestWISE.
15 associados
Com 15 associados, o ForestWISE – Associação para o Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo – foi formalmente constituído no final de 2018, como uma associação sem fins lucrativos de direito privado, dotada de personalidade jurídica, com o objectivo de desenvolver actividades de I&D&I e de transferir conhecimento e tecnologia, tendo, para tal, sido desenvolvida, com a mais ampla participação, uma Agenda Estratégica de Investigação e Inovação.
Actualmente os associados do ForestWise são empresas – Altri Florestal, Amorim Florestal, EDP Distribuição, DS Smith Paper Viana, REN, Sonae Arauco Portugal e The Navigator Company; instituições académicas – INESC TEC, Instituto Superior deAgronomia da Universidade de Lisboa, Universidades de Aveiro, Évora, Trás-os-Montes e Alto Douro e Coimbra; e organismos públicos – AGIF e INIAV.