Como cultivar curgete é muitas vezes uma das principais dúvidas dos agriculturas e amantes de horticultura.

A curgete tem, nos últimos anos ganho cada vez mais popularidade entre a população em geral. Com um sabor suave, é usada numa grande diversidade de pratos culinários além de que é baixa em calorias e rica nutricionalmente. Após efetuada a colheita, pode ser conservada no frigorífico até duas semanas, que certamente manterá as suas propriedades. Conheça neste artigo algumas dicas que o vão ajudar a saber como cultivar curgete na sua horta de forma prática e com bons resultados!

Conheça melhor esta cultura: a curgete

A courgette pertence à família das cucurbitáceas, na qual estão incluídas as culturas do melão, melancia, abóbora e pepino. Com origem no continente americano, só milhares de anos depois é que foi introduzida nos hábitos alimentos dos europeus.

Caracteriza-se por ser uma planta anual que possuí um crescimento e desenvolvimento bastante pronunciado além de ser rastejante.

Possui flores amarelas que antecedem a formação da própria curgete em si, muitas vezes conhecida por aboborinha.

Os seus frutos são alongados, que consoante a variedade, podem ter cores que oscilam entre o verde-escuro, amarelo e branco.

como cultivar curgete

Qual o melhor local para cultivar curgete

Esta cultura é sensível às baixas temperaturas e geadas, portanto, necessita de calor e boa exposição solar para se desenvolver como esperado.

Quanto ao pH do solo, a curgete tem preferência por solos ligeiramente ácidos, bem drenados e com um bom teor em matéria orgânica. Se pretende uma produção precoce, os solos com tendência a serem arenosos são mais favoráveis a esta situação.

Como e quando cultivar curgete na horta?

A melhor altura para cultivar curgete compreende os meses de março a junho.

Caso opte pela sementeira, faça pequenas covas adotando um compasso de plantação na linha entre 0,75 a 0,80 na linha e na entrelinha de 1,0 a 1,2 m.

Antes de semear, faça uma rega ligeira para fomentar a germinação das sementes.

Coloque 2 a 3 sementes em cada cova, a uma profundidade de 3 cm. Depois de colocar as sementes de curgete, encha as covas com substrato SIRO Horta, repondo-o caso necessário.

SIRO Horta é um substrato de cultivo especialmente concebido para plantar todo o tipo de culturas hortícolas. Possui uma fórmula equilibrada que é obtida a partir de matérias-primas selecionadas, sustentáveis e naturais.  Permite uma fertilização orgânica natural, rica em nutrientes essenciais, que estimula um equilíbrio entre a planta e o substrato SIRO HORTA. Este substrato por ser biológico pode ser perfeitamente usado em Agricultura Biológica, de acordo com o Regulamento CE 834/2007.


Após efetuada a sementeira, e uma vez que colocou mais do que uma semente de curgete em cada cova, é muito importante que faça o desbaste deixando apenas uma planta por cova.

A melhor altura para fazer esta operação cultural é quando as plântulas possuírem de três a quatro folhas optando pela plântula mais desenvolvida e saudável.

como cultivar curgete

Como cultivar curgete: Principais cuidados

A curgete é uma cultura de desenvolvimento rápido (colheita realizada 50 a 65 dias após) e tem grandes necessidades de água e nutrientes.

Por essa razão, regue com regularidade, mas não abundantemente dado que o excesso de humidade ode trazer consequências muito negativas ao seu desenvolvimento radicular.

As fases do ciclo cultural que são mais exigentes em termos hídricos são as fases de floração e frutificação.

Elimine as plantas infestantes que forem surgindo ao longo do ciclo cultural, pois estas competem por água e nutrientes com as plantas de curgete.

Saiba quando fazer a colheita

Deve colher as suas curgetes quando estas medirem cerca de 20 cm e pesarem perto de 250g.

Para colher, utilize uma tesoura de poda.

 Sabia que cada planta pode produzir no mínimo 15 frutos?

Depois de colhidas, as curgetes podem ser conservadas no frigorifico até duas semanas. Se deixá-las ficar lá durante mais tempo podem adquirir tons amarelados, danos na casca e até aparecimento de podridões.

como cultivar curgete

Espero que tenha gostado destas dicas. Quando cultivar as suas curgetes, conte-me como correu! 😊

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here