img

Oregãos: o antibiótico natural que o(a) vai ajudar a tratar vários tipos de doenças

/
/
/

Os orégãos representam um bom exemplo de uma erva aromática  muito utilizada na cozinha um pouco por todo o mundo. Esta erva aromática é responsável por conferir um sabor único e indiscutível aos seus pratos, para além de lhe conferir vários benefícios para a sua saúde.

Para além do seu uso na gastronomia, os oregãos podem ser utilizadas na  medicina alternativa uma vez que possuem um efeito benéfico numa série de problemas de saúde, entre eles:  as dores menstruais, flatulência,gripes entre outros que irei abordar ao longo deste artigo.

oregãos

Muitas vezes, muitos de nós quando estamos doentes, dirigimo-nos logo a uma farmácia e/ou ao médico para conseguir um medicamente que cure os nossos problemas de saúde e esquecemos-nos muitas vezes o poder que as plantas podem ter para nos curar.

Como se sabe,  o uso excessivo de antibióticos pode trazer  consequências até então impensáveis: as bactérias acabam por ficar resistentes a estes medicamentos adaptando-se aos mesmos devido às mutações que ocorrem devido ao seu mecanismo de autodefesa. Devido a esta resistência verificada, os antibióticos acabam por não ser eficazes deixando de funcionar no combate a infecções.

Felizmente, a Natureza possui uma variedade enorme de  ervas aromáticas, raízes e especiarias repletas de funcionalidades e  benefícios que devem ser utilizadas como medicamentos naturais para curar as doenças de que sofre.

oregãos

Oregãos: uma erva especial

A palavra orégão, em grego, significa “alegria das montanhas” e é uma erva aromática  muito especial,uma vez que é considerado um medicamento natural muito eficaz capaz de solucionar muitos dos problemas de que pode padecer.

No campo científico, está comprovado que os orégãos são muito importantes para  fins medicinais  uma vez que são muito ricos em antioxidantes além de serem uma boa fonte de fibra e vitaminas A, K, ferro e cálcio.

Para além destes benefícios acima indicados, são benéficas pois contribuem para a  diminuição da adição de sal nos seus cozinhados. Conheça no tópico abaixo, alguns dos principais benefícios dos oregãos  para a sua saúde.

Benefícios dos oregãos para a saúde

-Ajudam no combate de bactérias

Esta erva aromática é um bom exemplo de uma boa aliada  contra a actividade microbiana.

Usado como óleo, revela-se um potente agente antimicrobiano, dado que possui na sua constituição um composto essencial chamado carvacol. Por possuir propriedades intensas, pode auxiliar no combate ao  Staphylococcus aureus resistente à meticilina e a outros antibióticos.

Veja um estudo que comprova as suas propriedades aqui:

Estudo microbiológico de óleos essenciais e extratos de orégãos e as suas aplicações na saúde

  • Pode comprar óleo de oregãos em qualquer loja de produtos naturais e/ou dietéticos, estando também disponível em muitas farmácias e parafarmácias.

  • oregãos
-Ajudam no combate a  problemas gástricos e instestinais

Esta erva aromática pode ser utilizada para tratar alguns destes problemas: dores menstruais, dores de ouvido, bronquite, dores musculares, dores de dentes, alergias, fadiga, dores de cabeça, problemas urinários, entre outros. Pode ser também utilizado para tratar problemas de pele como o acne.

oregãos

-Possui acção anti-inflamatória

Existe um ingrediente ativo  presente nos óregãos – conhecido também como beta-cariofilina, descoberto por investigadores, que pode ser utilizado  no combate a doenças tais como a osteoporose e arteriosclerose. Veja o estudo aqui.

Aprenda a secar ervas aromáticas: conheça as dicas!

-Possuem atividade anti-cancerígena

A actividade anti-cancerígena dos orégãos  comprovada por vários estudos feitos por investigadores, promove a detenção do ciclo celular e a apoptose (a morte  das células cancerígenas) em pacientes em que foram detetados casos de  cancro da mama. Veja um estudo que comprova essa informação aqui.

Oregãos: um dos melhores  antibióticos naturais

Vários estudos comprovaram que  o carvacrol, que constitui um exemplo de uma substância  presente nos oregãos, é capaz de destruir  bactérias laboratoriais resistentes aos antibióticos comuns tais como: bactérias S. aureusS. epidermidisS. pneumonia, E. coliKlebsiella pneumoniaeProteus mirabilisEnterobacter e Serratia (que se  mostraram ser significativamente inibidas pelo carvacrol).

Pode analisar os resultados deste estudo aqui.

oregãos

De facto, o estudo reafirma a ” capacidade de óleos de várias especiarias para matar organismos infecciosos” salientando que os  “óleos naturais podem se tornar valiosos adjuvantes ou mesmo substitutos para muitos anti-germicidais sob uma variedade de condições.”

Já reparou na quantidade de ingredientes/produtos milagrosos que a Natureza tem para nos oferecer? Os oregãos podem ser um aliado importante no combate e tratamento de alguns problemas de saúde indicados neste artigo. Já experimentou? Conte-me tudo nos comentários! 🙂

Dicas sobre agricultura: Quando devo colher as minhas ervas aromáticas?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar