Os quatro vegetais mais nutritivos do mundo que não podem faltar na sua mesa

Com o crescimento dos problemas ambientais e a preocupação com a saúde, cada vez mais pessoas investem em uma alimentação mais natural em busca de mais qualidade de vida. O veganismo tem sido adotado como uma prática séria e tem ensinado as pessoas como se alimentar melhor utilizando apenas frutas e vegetais. Mas ainda existe muita dúvida quando o assunto é nutrição. Afinal, quais são os vegetais mais nutritivos do mundo para consumir no dia a dia e manter-se saudável?

Muitas pesquisas têm sido feitas com o objetivo de descobrir a resposta para esta questão. Já se sabe, por exemplo, que a moringa, uma árvore rica em nutrientes e antioxidantes, possui quatro vezes mais cálcio que o leite animal e três vezes mais potássio que a banana. Por esse motivo, a moringa vem sendo utilizada em várias regiões subdesenvolvidas mundo afora no combate à fome e à desnutrição. Mas existem outros vegetais muito nutritivos que podem e devem fazer parte da dieta.

Separamos, a seguir, os quatro vegetais mais nutritivos do mundo que não podem faltar na sua mesa se quiser uma alimentação mais saudável e completa.

vegetais mais nutritivos do mundo

AGRIÃO

O agrião está no topo da lista de vegetais mais nutritivos do planeta e já é muito comum encontrá-lo em saladas, sucos e até mesmo molhos durante as refeições. Além de nutritivo, o agrião fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde pulmonar, tem efeito antioxidante, previne contra o diabetes, auxilia na perda de peso e reduz a pressão arterial. E o melhor é que o agrião pode ser cultivado facilmente em casa, já que não necessita de muito espaço para se desenvolver e crescer com facilidade.

vegetais mais nutritivos do mundo

ACELGA

Outro vegetal campeão de nutritividade que tem conquistado cada vez um lugar nos pratos, seja em saladas ou sopas, é a acelga. Ela é rica em nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, cobre, zinco, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina B7, vitamina K e antioxidantes. Entre seus benefícios para a saúde podemos citar sua utilidade para a visão, para a saúde dos cabelos, contra o estresse, para a circulação do sangue, fortalecer os ossos e muito mais.

vegetais mais nutritivos do mundo

FOLHA DE BETERRABA

A beterraba já é uma velha conhecida da alimentação de muitas pessoas, mas você sabia que suas folhas também podem ser bastante nutritivas? As folhas de beterraba são fonte de antioxidantes, que bloqueiam parte dos danos causados pelos radicais livres, danosos à saúde. Elas são também fonte de vitamina C, vitamina A, vitamina K e fibras, além de possuírem poucas calorias. Na cozinha, elas podem ser cozidas em pouca água e refogadas em óleos e temperos para que suas propriedades não se percam.

vegetais mais nutritivos do mundo

ESPINAFRE

Não era à toa que o clássico personagem Popeye era fã do espinafre e o utilizava para ganhar a força necessária para sair vitorioso de qualquer situação. O espinafre é um vegetal repleto de nutrientes, com poucas calorias e pode ficar muito bem em saladas, salgados, sopas, e até mesmo vitaminas. Entre seus principais benefícios para a saúde humana podemos citar sua atuação contra a queda de cabelo, sua ajuda em manter a pele saudável, os nitratos presentes em sua composição que fortalecem os músculos, sua ajuda no controle da diabetes e sua atuação na prevenção contra o câncer.

O artigo Os quatro vegetais mais nutritivos do mundo que não podem faltar na sua mesa foi publicado originalmente em Gazeta Rural

 

acientistaagricola

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *