Fonte: Agricultura e Mar
O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, durante o mês de Janeiro de 2021, procedeu a pagamentos ao sector agroflorestal no montante total de cerca de 69,3 milhões de euros. Neste valor incluem-se também os pagamentos no âmbito das medidas Covid-19 para apoio ao sector.
Destacam-se, 1,4 milhões de euros no Novo Regime da Vinha, 1,6 milhões de euros no Fundos Operacionais Frutas e Produtos Hortícolas e 60,8 milhões de euros no PDR 2020, nomeadamente 39 milhões de euros em medidas de Investimento, 4 milhões de euros em Florestação de Terras Agrícolas, 9,2 milhões de euros em medidas Agroambientais e 8,6 milhões de euros no Seguro de Colheitas.
Covid-19
No âmbito das medidas de mitigação dos efeitos Covid-19, foi pago um montante total de 3,6 milhões de euros, a título de adiantamento dos pedidos de pagamento submetidos nas medidas de investimento do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020).
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, diz que “estes pagamentos são essenciais para minimizar os efeitos da pandemia, garantir a resiliência do sector, dando liquidez aos agricultores, permitindo assim que a agricultura não pare e continue a crescer, mesmo num período tão difícil marcado pela Covid-19”.
E sublinha ainda que “continuamos a acompanhar de forma muita próxima os nossos agricultores para podermos, a todo o tempo, implementar as medidas e as acções necessárias para que a agricultura continue a assegurar alimentos em quantidade e qualidade a todas e a todos”.