Terça-feira, Maio 21, 2024

PAN chama Ministro da Administração Interna ao Parlamento com caráter de urgência

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza deu entrada de um requerimento em que solicita com caráter de urgência a presença do Ministro da Administração Interna (IGAI), Eduardo Cabrita, no Parlamento para prestar esclarecimentos sobre os procedimentos do processo de inquérito relativo à atuação da GNR e da Proteção Civil no âmbito do incêndio na serra da Agrela, em Santo Tirso.

Exatamente cinco meses depois do incêndio que resultou na morte desastrosa de cerca de 100 animais em Santo Tirso, a IGAI concluiu “não haver indícios da prática de qualquer infração disciplinar por parte dos guardas da GNR e dos agentes da Proteção Civil no incêndio na serra da Agrela”. Para a líder do grupo parlamentar do PAN, Inês de Sousa Real, “a morte destes animais poderia ter sido evitada com o seu resgate. Urge, por isso, o cabal esclarecimento do processo que conduziu a estas conclusões, mas sobretudo o apuramento de responsabilidades para que Santo Tirso não fique esquecido, porque quem lá esteve não conseguirá esquecer“.

Na sequência do incêndio que atingiu a serra da Agrela em julho, vários testemunhos, relatos e material fotográfico foram divulgados em que centenas de cidadãos e cidadãs se mobilizaram para resgatar os animais que ainda se encontravam dentro dos abrigos atingidos e aos quais foi negado acesso pelas forças de autoridade presentes no local, resultando na morte de cerca de 100 animais que se encontravam em dois canis em situação ilegal.

Abaixo Cópia do Requerimento da Audição

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos