Sexta-feira, Maio 24, 2024

Portugal com 5,3% da superfície agrícola em produção biológica em 2019. Meta da UE para 2030 é de 25%

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

Referem o Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas “Estatísticas Agrícolas — A agricultura nacional no contexto do Green Deal: menos fertilizantes minerais mas mais pesticidas face à média da UE – 2020″, que a métrica associada à Estratégia do Prado ao Prato relativa à agricultura biológica, aponta para que em 2030, pelo menos 25% da Superfície Agrícola Utilizada esteja certificada em modo de produção biológico. “Os dados apurados pelo Recenseamento Agrícola 2019 (RA 2019) revelam que apenas 5,3% da SAU está certificada para o modo de produção biológico, valor muito distante da meta dos 25%”.

A importância da SAU em modo de produção biológico na UE27 em 2016 (última informação disponível) era de 5,9%, sendo de 5,3% (dados do RA 2019) em Portugal.

Referem os técnicos do INE que em Portugal registou-se um significativo aumento da SAU em modo de produção biológica (+112,2%) entre 2009 e 2019. Esta evolução coloca Portugal a par dos Estados-membros em que a importância da SAU em modo de produção biológica é inferior à média da UE27, mas que apresentam crescimento da SAU biológica.

O único Estado-membro em que a SAU biológica decresceu foi a Grécia. A Áustria foi o que registou o maior peso da SAU biológica em 2016 (21,4%).

Ver também:

INE: agricultura mostrou uma “resiliência que não foi patente em muitos outros sectores da actividade económica nacional”

Portugal é o Estado-membro da UE com menor consumo de fertilizantes minerais

Vendas de pesticidas em Portugal em 2019 caem 31,5% face a 2011 mas utilização por ha está acima da média da UE

Pode ler as Estatísticas Agrícolas 2020 completas aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos