Pragas nas plantas: como combater
As pragas nas plantas constituem uma das principais preocupações para quem gosta de ter as plantas bonitas e saudáveis, assegurando dessa forma o seu crescimento e desenvolvimento de forma plena.
O primeiro passo é dado no momento da aquisição ao decidir comprar plantas fortes e livres de parasitas ao ter em conta o local e as exigências de cuidados das suas plantas.
Nem sempre são os parasitas animais ou as doenças que dificultam a vida às plantas, uma vez que as condições de crescimento adversas também o fazem.
O facto de uma planta com muito pouco espaço para crescer ou estar num local demasiado escuro, assim como uma rega ou adubação incorrectas,pode fomentar o aparecimento de parasitas e doenças.
O melhor é controlar as plantas regularmente, incluindo a parte interna das folhas.
Pulgões, tripes, aranhiços-vermelhos e parasitas semelhantes são facilmente reconhecíveis a olho nu ou com uma lupa, mas o mesmo já não se pode dizer em relação a fungos, bacterioses e doenças causadas por vírus.
Nestes casos é o aspecto dos estragos na planta que denuncia o causador, por isso esteja atento.
A capacidade de resistência das suas plantas pode ser aumentada com os chamados fortificantes, pois estes contêm inúmeros e importantes compostos que reforçam o tecido da planta e a tornam mais resistente face a agentes infecciosos.
Quer aprender a fazer repelentes para afastar as pragas de insectos das suas plantas? Então continue a ler este artigo 🙂
Repelentes caseiros para combater pragas: conheça algumas receitas
1. Repelente de alho
Para fazer esta receita comece por ferver 5 a 6 dentes de alho e adicione meia cebola em 1 litro de água. Deixe ferver em torno de 15 minutos e quando esta solução esfriar, pulverize sobre as plantas atacadas.
Controla: pulgões.
2. Repelente à base de infusão de absinto
O absinto também conhecido como artemisia (Artemisia absinthium), é uma planta que pertence à família Asteraceae.
É uma planta originária da Europa e da Ásia, caracterizada por ter folhas recortadas de cor cinzenta e de sabor amargo, que é utilizada como planta medicinal e na fabricação de bebidas alcoólicas.
Esta infusão pode ser utilizada para afastar a lepra,sobretudo nos pessegueiros.
Para fazer esta infusão junte um litro de água a ferver em 30 gr de folhas secas e deixe a infusão atuar por 10 minutos. Posteriormente, dilua em 10 litros de água e pulverize nas plantas afectadas.
Esta infusão é utilizada para controlar lagartas e lesmas.
3. Receita para controlar formigas
Para combater formigas, pode fazer uma mistura de pimenta vermelha com água (após triturar), embebendo um pano nesta mistura e colocando-o em torno do tronco ou do caule da planta afectada. Pode também optar por pincelar as plantas afectadas com a solução indicada acima.
Pode conhecer outras soluções para afastar formigas aqui:
Aprenda a eliminar as formigas da sua horta de forma biológica: dicas úteis
[maxbutton id=”1″ ]
Já conhecia estas dicas para afastar as pragas da sua horta ou jardim? Conte-me tudo nos comentários.