img

Regar as plantas requer cuidados: conheça os principais segredos

/
/
/

A importância da água nas plantas

Penso que já todos sabem o quanto a  água é um elemento primordial para o sucesso de qualquer cultura e por essa razão, a sua utilização necessita de um equilíbrio propositado: não deve regar de mais nem deve regar de menos!

Conheça neste artigo quais as melhores formas de regar as suas culturas, assegurando a sanidade e longevidades das suas culturas, e paralelamente, assegurando que   não  vai desperdiça um dos recursos mais preciosos do nosso planeta.

rega gota a gota regar

Os mandamentos da rega das plantas: conheça-os!

1 . Opte por regar as suas plantas, sempre que possível, da parte da manhã!

Um dos melhores conselhos que lhe posso dar é sempre que possa, regar  as suas plantas sempre da parte de  manhã do seu dia.

Caso opte por regar ao meio-dia ou de tarde, o efeito desejado da rega nas suas plantas não será notado (a água vai se evaporar rapidamente).

Regar à noite pode também não ser boa ideia uma vez que  a água vai se manter sobre as plantas e folhas durante muitas horas, o que pode originar várias doenças.

como regar

2. Regue quando não estiver vento

O vento revela-se um “intruso” numa boa rega, uma vez que não permite que as partículas de água cheguem ao local suposto, deslocando-as, evitando assim que estas penetrem as culturas e o solo.

Regar quando está vento origina um solo seco, desperdício de água e a obrigação de ter de regar novamente uma vez que a última rega não teve o resultado esperado.

regar plantas

3. Regue sempre que for necessário ( mas cuidado com os excessos!)

A frequência e quantidade de água a ser regada por semana depende de factores como o solo, tipo de plantas, condições meteorológicas, entre outros.

Por isso, se observar que as suas plantas estão murchas, “secas” e principalmente na fase inicial de desenvolvimento e crescimento das plantas, deve apostar numa boa rega.

regar

4. Cuidado com a frequência das regas e a sua profundidade!

Neste ponto, aconselho-o a regar com menos frequência (menos vezes) e a apostar na profundidade com que é efectuada, uma vez que é este aspecto que assegura de forma mais eficaz os níveis de humidade necessários para um solo saudável.

Se optar por um rega mais superficial (o que desaconselho)  o que vai acontecer é que a água que vai aplicar irá se evaporar mais facilmente.

Por essa razão é importante reter que uma rega em profundidade acaba também por  promover a deslocação da água das raízes das plantas para zonas do solo ainda mais profundas. Esta situação é a ideal, uma vez que é exactamente nessas zonas mais profundas que a humidade é armazenada durante mais tempo, criando uma boa reserva da mesma.

regar plantas

Principais métodos de rega utilizados na agricultura

Os meus conselhos para regar

1. Tente evitar ao máximo molhar a parte aérea das suas plantas

Quando proceder à rega das suas plantas pela parte de cima, deve garantir que  não molha a parte aérea da planta, mas sim apenas o substrato.

Para evitar que tal aconteça, segure os ramos da planta com as suas mãos, evitando molhá-los.

2. Observe a parte foliar das plantas

Muita da falta ou excesso de água nas folhas é identificada pelas folhas.

Quando está com falta de água as folhas tão murchas e começam a ficarem mais escuras.

Quando a planta está com excesso de água, as folhas possuem uma coloração amarela e acabam por cair.

3. Coloque um prato na base do vaso

Esta prática é comum e  principalmente utilizada nas  plantas sensíveis à podridão.

Em muitos casos, os ramos das plantas mais tenros apodrecem em contacto com a água. Para evitar tal facto, coloque um prato com água por baixo do vaso da sua planta e permita  que a planta absorva a água através dos furos de drenagem.

No final, garanta que retira a água em excesso.

Subscreve o meu Canal de Youtube

E você? como rega as suas plantas? Conte-me tudo nos comentários 🙂

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar