Quinta-feira, Maio 23, 2024

Precipitação favorece renovação dos prados e pastagens mas biomassa disponível é insuficiente para alimentar animais

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

A precipitação ocorrida, aliada às temperaturas ainda relativamente amenas, favoreceram a renovação da vegetação dos prados e pastagens de sequeiro, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas previsões agrícolas, a 31 de Outubro.

Mas os técnicos do INE salientam que, “contudo, que a biomassa disponível ainda não é suficiente para a alimentação dos efectivos em pastoreio pelo que, ao longo do mês, continuou a efectuar-se a distribuição de fenos, palhas e, pontualmente, rações industriais em quantidades semelhantes ao ano anterior e um pouco acima do normal para a época”.

A disponibilidade dos alimentos conservados é, em geral, superior ao normal, não se prevendo dificuldades em assegurar as necessidades nutricionais dos efectivos nos próximos períodos de maior escassez das pastagens.

Outubro frio e chuvoso

O mês de Outubro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como frio e chuvoso. O valor da temperatura média, 15,4ºC, foi inferior à normal em 0,9ºC, tendo sido o segundo Outubro mais frio desde 2000.

Quanto à precipitação, o valor médio de 119,8mm corresponde a 120% do valor normal 1971-2000 (98,2mm). Para a generalidade das regiões do Continente, mas em particular no Centro e Sul, ocorreram valores de precipitação muito elevados nos dias 19 e 20, associados à aproximação e passagem da depressão Barbara.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos