Segunda-feira, Abril 22, 2024

Qual o impacto da redução de aplicação de fitofarmacêuticos na produção vegetal? Anipla lança o debate

Fonte: Agricultura e Mar

A Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas, organiza, no próximo dia 14 de Abril, a partir das 10 horas, um debate online, na plataforma Zoom, dedicado ao tema “Impacto da Redução de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos na Produção Vegetal”. A participação é gratuita.

O tema em discussão, centra-se nos resultados de um estudo de impacto que a Anipla solicitou à Agroges e que incide nas eventuais repercussões económicas e sociais da retirada de um conjunto de substâncias activas consideradas em risco de perder a autorização de comercialização em cinco fileiras agrícolas nacionais: vinha para vinho, olival para azeite, pêra rocha, milho-grão e tomate para indústria.

Pacto Ecológico Europeu

Na origem do estudo, está a preocupação da Anipla com a intenção assumida pela União Europeia no quadro da Estratégia para a Biodiversidade, apresentada no Pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia, de reduzir a utilização de produtos fitofarmacêuticos em 50% até ao ano 2030 e com o consequente impacto na economia e no futuro de várias fileiras agroalimentares.

Para comentar os resultados do estudo de impacto e debater os desafios que o sector agrícola nacional enfrenta, a Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas reúne vários especialistas para uma conversa online que permita procurar respostas e identificar estratégias que viabilizem uma agricultura sustentável no presente e futuro.

A participação no evento é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos