Sexta-feira, Maio 24, 2024

Afinal, porque se colocam roseiras nas vinhas?

Artigo adaptado da Circular nº 3 de 2020, da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho.

Esta circular, bem como edições anteriores, pode também ser consultada e descarregada em:

1 – www.drapn.pt

Fitossanidade > Avisos Agrícolas > Entre Douro e Minho

2 –  http://snaa.dgav.pt/

estações de avisos > Estação de Avisos de Entre Douro e Minho.

Roseiras na vinha: porquê?

Nos últimos anos, vem sendo hábito plantar roseiras nos topos das linhas de Vinha, antigo costume “importado” de França. Estas roseiras serviam, desde meados do século XIX, de indicador para a realização do primeiro tratamento do ano contra o oídio.

O facto de o oídio da roseira (Podosphaera pannosa) manifestar sintomas mais cedo que o oídio da videira (Erisiphe necator), permitia uma certa previsão ou antecipação do ataque de oídio e a aplicação preventiva do enxofre.

podar roseiras

Atualmente, com os métodos de previsão conhecidos, as roseiras têm nas vinhas sobretudo efeito decorativo, apesar de poderem ser utilizadas pelo viticultor, de certo modo, como meio complementar de “previsão”.

Na escolha de roseiras para plantar nas vinhas, há que preferir material colhido em variedades de roseira existentes nas proximidades, de preferência antigas, bem adaptadas às condições locais, medianamente sensíveis ao oídio, remontantes e resistentes à seca.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos