Sexta-feira, Maio 24, 2024

Saiba como tratar o míldio, escaravelho e traça da batateira

Artigo adaptado da Circular nº 12 de 2021, da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho.

Esta circular, bem como edições anteriores, pode também ser consultada e descarregada em

1http://portal.drapnorte.gov.pt/servico/fitossanidade/avisos-agricolas

2 –  http://snaa.dgav.pt/

3https://drapnsiapd.utad.pt/sia/Circulares

MÍLDIO
Phytophthora infestans

Se as batatas ainda não estão suficientemente desenvolvidas, não prevê colhernos próximos dias e não tem o batatal protegido, faça um tratamento, utilizando um fungicida sistémico com ação curativa ou com ação mista preventiva e curativa. Mantendo a cultura protegida, evita a contaminação dos tubérculos pelo míldio, que a chuva e a rega por aspersão favorecem.
Se está próximo da colheita e sobretudo se tem sintomas de míldio na rama, proceda ao seu corte e retirada do terreno, queimando-a de seguida.

No Modo de Produção Biológico, pode
utilizar produtos à base de cobre contra o míldio
da batateira.



ESCARAVELHO-DA-BATATEIRA
Leptinotarsa decemlineata


Uma pequena população de escaravelho é tolerável e não causa prejuízos. O nível económico de ataque considerado é de 10% das batateiras com ovos e/ou larvas e/ou adultos.

No Modo de Produção Biológico, pode utilizar produtos à base de azadiractina (FORTUNE AZA), óleo parafínico (FIBRO, SENSEI) e spinosade (SPINTOR, TRACER), contra o escaravelho da batateira.


TRAÇA DA BATATEIRA
Phtorimaea operculella


O combate a esta praga deve ter início no campo. Se costuma ter prejuízos com a traça, faça agora um tratamento inseticida nos batatais. Se prever a colheita para breve, escolha um inseticida de intervalo de segurança curto.
Durante a colheita, não cubra os sacos ou montes de batatas com a rama das batateiras. É uma forma certa de transportar ovos e larvas de traça para dentro dos armazéns e câmaras frigoríficas, além de a disseminar para outras
localidades no movimento comercial.
Retire as batatas do terreno o mais depressa possível após o arranque.
Retire e queime a rama de imediato.
No Modo de Produção Biológico, pode utilizar produtos à base de Bacillus thuringiensis (CoStar WG, Delfin WG, DIPEL DF, SEQURA TOP), contra a traça da batateira.

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos