Quinta-feira, Abril 18, 2024

Tenho ninhos de andorinha na minha habitação. Posso destruí-los?

Fonte: Agricultura e Mar

A chegada das andorinhas a Portugal é sinal da chegada da Primavera. Muitos gostamos de as ver a chegar, mas muitos podem achar que têm excesso de ninhos de andorinhas nas suas habitações. É legal destruir estes ninhos?

Explica a SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves que é possível os proprietários removerem os ninhos de andorinha mediante um pedido de autorização para o efeito ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que indicará o período em que os ninhos podem ser removidos.

Fora da altura de nidificação

Este período, salvo algumas excepções, é fora da altura de nidificação. Na altura em que as andorinhas estão a construir os ninhos e têm crias, é proibido remover os ninhos.

Se souber de alguém que quer remover ninhos de andorinha, a SPEA sugere que comece por tentar dissuadir a pessoa. “Pode dizer-lhe que, para evitar que o espaço debaixo do ninho fique sujo, pode instalar uma espécie de caleiras próprias, que se colocam por baixo dos ninhos. Pode ainda explicar que a andorinha é um animal muito útil no combate a pragas: come uma quantidade enorme de insectos, sobretudo as moscas e mosquitos que podem estragar uma bela noite de Verão”.

Se estes argumentos não forem suficientes, ou se só souber da situação a posteriori, contacte o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA – GNR) através do telefone 808 200 520 para que actuem de imediato. Poderá também fazer uma denúncia através do e-mail [email protected].

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos