Plantar batata doce é moda?

Acho que toda a gente concorda que a batatas doce têm vindo a ganhar cada vez mais fãs um pouco por todo lado! Saborosa, saudável e nutritiva, há cada vez mais pessoas que optam por incluir este tipo de batata na sua alimentação!  Existem cada vez mais interessados em saber como plantar batata-doce e por essa razão este artigo pode ser muito útil.

Muitas das pessoas que têm uma horta já se aventuram na produção de batata-doce. No entanto, por não aplicarem os passos adequados, acabam por desistir a meio do percurso e acabam ou por não colher o suficiente ou por nem sequer chegar a colher nada.

Hoje, venho provar-vos que plantar batata doce é simples!  Conheça o meu guia passo-a-passo, que lhe vai garantir uma colheita fantástica.

Genericamente, existem três formas de plantar batata-doce:

  • (1) a partir da rama da planta adulta;
  • (2) a partir da semente;
  • (3)  a partir da germinação do próprio tubérculo. (Esta técnica é a mais usada para germinar a batata-doce, principalmente para quem pouco sabe sobre a cultura e quer uma maneira rápida e fácil para procurir rebentos de batata-doce. Para usar esta técnica precisa de uma batata-doce e de um copo com água. Coloque  a batata-doce num copo de água e cubra  apenas o tubérculo de forma parcial. Depois de alguns dias irá observar que a batata-doce criou raízes e rama, tal como mostra as imagens abaixo.

Sabia que uma batata-doce pode originar até 12 rebentos?

Fonte da imagem:Como Plantar
Fonte da imagem:pinterest.com
  • Pode também semear a batata diretamente na terra, tal como faz com a batata-semente normal. Se optar por este procedimento, pode consumir toda a batata e aproveitar só a parte de cima da batata onde foi cortada a rama tal como exemplifico nesta imagem (nunca experimentei este método, portanto não posso dar a minha opinião sobre o mesmo).

Quando fazer a plantação da batata-doce?

A época ideal para a plantação da batata-doce no hemisfério norte é entre o período de  Abril e Junho.

Se optar por produzir os seus próprios rebentos tal como indico acima, deve começar o seu cultivo em Novembro, comprando batatas-doces com uma boa superfície , lisas e sem buracos. Se optar por plantar batata-doce em vaso, fure-o para melhorar a drenagem das plantas e cubra o solo com casca de pinheiro por exemplo, ajudando a combater o crescimento de infestantes e fomentando a retenção de calor.

 Para plantar  batata-doce opte por um ângulo de 45° para os rebentos saírem do solo mas evite que estes toquem no solo. Os rebentos de batata-doce devem ter cerca de  18cm a 30 cm (como na figura abaixo), transfira-as para o solo.

Plantar batata-doce pode demorar entre 3 a 4 meses, podendo a  plantação  ocorrer 3 a 4 semanas depois da última geada, quando os solos já estão mais quentes/aquecidos.

plantar batata-doce rebentos
Fonte da imagem:Assim que Faz

Quais os utensílios de que vai precisar para plantar batata-doce?

  • Rebentos de plantas de batata-doce
  • Enxada ou qualquer outro utensílio que permita abrir um “rego”;
  • Pode necessitar de calcário dolomítico, caso necessite de equilibrar o pH da solo
  • Húmus ou estrume (qualquer das duas opções é uma boa alternativa)
  • Regador
  • Balde

Procedimento para plantar batata doce

  1. Proceda à preparação do solo que vai necessitar para instalar a sua cultura. Para tal,  limpe a superfície da terra o melhor possível e logo depois, cave  um “buraco” o melhor e mais profundo que conseguir;
  2. Depois do solo estar pronto para receber a cultura, espalhe o calcário dolomítico no solo anteriormente preparado( cuidado com os excessos!) e   cave novamente para permitir  misturar bem o calcário.
  3. Abra covas profundas com um  espaçamento de aproximadamente 50 cm entre “linhas de plantação” e  coloque uma quantidade significativa de húmus ou estrume no fundo da cova. Posteriormente, proceda à cobertura  desta cova  com terra.
  4. Coloque 1 rama de batata-doce por cova, certificando-se sempre que a rama desta não fique a tocar na terra para evitar problemas futuros;

Cuidados que se deve ter com a cultura da batata-doce

Neste tópico vou falar-lhe de alguns cuidados essenciais que deve ter em consideração  antes de decidir plantar batata doce. São eles: clima, luminosidade, solo, rega, controlo de infestantes e cuidados na colheita.

1. Clima

A batata-doce adapta-se  melhor em climas tropicais ou subtropicais, com temperaturas acima de 20°C.

A temperatura ideal para a cultura da batata-doce está no intervalo  entre 24°C e 26°C.  Em locais mais frios com temperaturas mais baixas, aconselho a plantar batata-doce em estufas no entanto as  raízes tuberosas resultantes  geralmente são mais pequenas.

2. Qual o solo que a batata-doce prefere?

Para plantar batata-doce, o solo deve ter boa drenagem e ter textura  limo-argilosa.

Os regos devem ter 30 cm de largura e devem ter um espaçamento entre eles de 1 metro. No espaçamento entre plantas,deve-se considerar uma distância entre  24 a 35 cm.

3. Quantas vezes deve regar a sua cultura da batata-doce?

A batata-doce não exige muitos cuidados no que diz respeito à rega.  Tente regar a sua plantação de batata-doce sempre que possível, duas ou três vezes por semana. Os períodos mais secos e quentes são os mais críticos  e por essa razão nesses casos, a humidade profunda permitirá  um melhor rendimento quando for efetuada a  colheita.

Em suma, deve ter em atenção que o solo deve ser regado de forma a estar sempre húmido mas evite que  este  fique encharcado.

A cultura exige humidade nos períodos de enraizamento e crescimento, mas as regas devem ser espaçadas no período pré-colheita, para que a batata “atempe”.

Nas etapas iniciais a seguir a plantar batata-doce,  capriche mais na rega  para garantir que as plantas enraízem bem.

plantar batata doce rega

O controlo das plantas infestantes deve ser feito o mais cedo possível, principalmente antes  das ramas de  batata-doce cobrirem o espaços entre as linhas de plantação.

4. Pragas e doenças : como prevenir?

A cultura da batata-doce não tem muitos registos de pragas e doenças.cigarrinha verde e algumas viroses são os principais problemas fitossanitários.

Os problemas fitossanitários causados por  vírus diminuem a produtividade, podendo ser eliminados  com técnicas laboratoriais.

No que diz respeito a cigarrinha verdeEmpoasca fabalis, provoca pontuações mais claras nas folhas da batata-doce , que podem  diminuir a capacidade fotossintética das suas folhas. No entanto, esta praga não é normalmente  combatida na região com produtos fitossanitários.

É importante referir que os únicos produtos fitossanitários homologados para a batata-doce são os  herbicidas tal como referido no tópico anterior.

como plantar batata-doce

5. Colheita da batata-doce: cuidados essenciais

Para evitar problemas fitossanitários, recomenda-se  o tratamento com calda bordalesa (de 15 dias em 15 dias)  para prevenir o aparecimento de doenças e pragas.

A colheita deve ocorrer de 90 a 120 dias após a plantação. Um dos principais  sintomas de que as batatas doces estão prontas a ser colhidas é a cor amarelada da rama,  ao invés da cor  verde predominante.

A colheita deve  ser feita por teste, cavando algumas batatas de vários regos para verificar o calibre das batatas. Caso este tenha calibre médio, pode ser uma boa altura para fazer a colheita. Caso o topo das plantas esteja escuro faça a colheita o mais rapidamente possível evitar muitas perdas.

Plantar batata-doce não é difícil, e não precisa de muitos conhecimentos agrícolas  para conseguir fazê-lo.

Este artigo que escrevi para si, tem as ideias básicas para saber o que fazer e se orientar no momento da plantação. Este artigo  simplifica bastante todo o processo desde a plantação à colheita e explica todos os passos  para saber  o que fazer na  hora de plantar batata-doce.

Pronto para produzir as suas próprias batatas-doces? Após este artigo, está apto(a) a dar os primeiros passos! Depois conte-me como correu 🙂

13 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do artigo, pois tenho uma quinta onde entre outras espécies cultivo batata doce. Mas estou pensando seriamente em plantar Xanthosoma SP.(Manfafa). Gostaria de receber uma dica sobre o cultivo desta espécie.

  2. gostei bastante e creio que o senhor especialisou se em culturas tubetculos de entre qual a bata doce ebatata reina ou inglesa.Gostaria de receber formularios escritos cientifocos sobre tuberculos e raizes. Muito obrigado

  3. Na minha aldeia (concelho de Águeda, lat 40,5º) há vários fãs da bat. doce e já a cultivamos há anos. Sentimos contudo necessidade de saber mais, por isso li e partilhei gostosamente o seu post. Como os n/ terrenos são xisto-argilosos – logo pesados – plantamo-la em camalhões de 25/30 cm de altura, rasos na parte superior. Isto facilita o desenvolvimento das raízes e a colheita. Temos 3 variedades: a Lira, de polpa amarela, a Beauregard ou Americana, de polpa laranja (menos produtiva que a Lira, mas muito boa), e outra de pele rosa-escuro e polpa branca, fusiforme, cujo nome ainda não conseguimos saber. Este ano estou a experimentar o “mulching” nos regos entre linhas, e parece que elas estão a gostar.
    Bem haja pelos seus ensinamentos, que todos agradecemos.

  4. eu planto mas poucas, porque depois de arrancar elas não se aguentam muito tempo, acabando por apodrecer. será que há alguma técnica para isso não acontecer .obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here