Tudo o que deve saber para aprender a plantar batata-doce em casa

Plantar batata doce é moda?

Acho que toda a gente concorda que a batatas doce têm vindo a ganhar cada vez mais fãs um pouco por todo lado! Saborosa, saudável e nutritiva, há cada vez mais pessoas que optam por incluir este tipo de batata na sua alimentação!  Existem cada vez mais interessados em saber como plantar batata-doce e por essa razão este artigo pode ser muito útil.

Muitas das pessoas que têm uma horta já se aventuram na produção de batata-doce. No entanto, por não aplicarem os passos adequados, acabam por desistir a meio do percurso e acabam ou por não colher o suficiente ou por nem sequer chegar a colher nada.

Hoje, venho provar-vos que plantar batata doce é simples!  Conheça o meu guia passo-a-passo, que lhe vai garantir uma colheita fantástica.

Genericamente, existem três formas de plantar batata-doce:

  • (1) a partir da rama da planta adulta;
  • (2) a partir da semente;
  • (3)  a partir da germinação do próprio tubérculo. (Esta técnica é a mais usada para germinar a batata-doce, principalmente para quem pouco sabe sobre a cultura e quer uma maneira rápida e fácil para procurir rebentos de batata-doce. Para usar esta técnica precisa de uma batata-doce e de um copo com água. Coloque  a batata-doce num copo de água e cubra  apenas o tubérculo de forma parcial. Depois de alguns dias irá observar que a batata-doce criou raízes e rama, tal como mostra as imagens abaixo.

Sabia que uma batata-doce pode originar até 12 rebentos?

Fonte da imagem:Como Plantar
Fonte da imagem:pinterest.com
  • Pode também semear a batata diretamente na terra, tal como faz com a batata-semente normal. Se optar por este procedimento, pode consumir toda a batata e aproveitar só a parte de cima da batata onde foi cortada a rama tal como exemplifico nesta imagem (nunca experimentei este método, portanto não posso dar a minha opinião sobre o mesmo).

Quando fazer a plantação da batata-doce?

A época ideal para a plantação da batata-doce no hemisfério norte é entre o período de  Abril e Junho.

Se optar por produzir os seus próprios rebentos tal como indico acima, deve começar o seu cultivo em Novembro, comprando batatas-doces com uma boa superfície , lisas e sem buracos. Se optar por plantar batata-doce em vaso, fure-o para melhorar a drenagem das plantas e cubra o solo com casca de pinheiro por exemplo, ajudando a combater o crescimento de infestantes e fomentando a retenção de calor.

 Para plantar  batata-doce opte por um ângulo de 45° para os rebentos saírem do solo mas evite que estes toquem no solo. Os rebentos de batata-doce devem ter cerca de  18cm a 30 cm (como na figura abaixo), transfira-as para o solo.

Plantar batata-doce pode demorar entre 3 a 4 meses, podendo a  plantação  ocorrer 3 a 4 semanas depois da última geada, quando os solos já estão mais quentes/aquecidos.

plantar batata-doce rebentos
Fonte da imagem:Assim que Faz

Quais os utensílios de que vai precisar para plantar batata-doce?

  • Rebentos de plantas de batata-doce
  • Enxada ou qualquer outro utensílio que permita abrir um “rego”;
  • Pode necessitar de calcário dolomítico, caso necessite de equilibrar o pH da solo
  • Húmus ou estrume (qualquer das duas opções é uma boa alternativa)
  • Regador
  • Balde

Procedimento para plantar batata doce

  1. Proceda à preparação do solo que vai necessitar para instalar a sua cultura. Para tal,  limpe a superfície da terra o melhor possível e logo depois, cave  um “buraco” o melhor e mais profundo que conseguir;
  2. Depois do solo estar pronto para receber a cultura, espalhe o calcário dolomítico no solo anteriormente preparado( cuidado com os excessos!) e   cave novamente para permitir  misturar bem o calcário.
  3. Abra covas profundas com um  espaçamento de aproximadamente 50 cm entre “linhas de plantação” e  coloque uma quantidade significativa de húmus ou estrume no fundo da cova. Posteriormente, proceda à cobertura  desta cova  com terra.
  4. Coloque 1 rama de batata-doce por cova, certificando-se sempre que a rama desta não fique a tocar na terra para evitar problemas futuros;

Cuidados que se deve ter com a cultura da batata-doce

Neste tópico vou falar-lhe de alguns cuidados essenciais que deve ter em consideração  antes de decidir plantar batata doce. São eles: clima, luminosidade, solo, rega, controlo de infestantes e cuidados na colheita.

1. Clima

A batata-doce adapta-se  melhor em climas tropicais ou subtropicais, com temperaturas acima de 20°C.

A temperatura ideal para a cultura da batata-doce está no intervalo  entre 24°C e 26°C.  Em locais mais frios com temperaturas mais baixas, aconselho a plantar batata-doce em estufas no entanto as  raízes tuberosas resultantes  geralmente são mais pequenas.

2. Qual o solo que a batata-doce prefere?

Para plantar batata-doce, o solo deve ter boa drenagem e ter textura  limo-argilosa.

Os regos devem ter 30 cm de largura e devem ter um espaçamento entre eles de 1 metro. No espaçamento entre plantas,deve-se considerar uma distância entre  24 a 35 cm.

3. Quantas vezes deve regar a sua cultura da batata-doce?

A batata-doce não exige muitos cuidados no que diz respeito à rega.  Tente regar a sua plantação de batata-doce sempre que possível, duas ou três vezes por semana. Os períodos mais secos e quentes são os mais críticos  e por essa razão nesses casos, a humidade profunda permitirá  um melhor rendimento quando for efetuada a  colheita.

Em suma, deve ter em atenção que o solo deve ser regado de forma a estar sempre húmido mas evite que  este  fique encharcado.

A cultura exige humidade nos períodos de enraizamento e crescimento, mas as regas devem ser espaçadas no período pré-colheita, para que a batata “atempe”.

Nas etapas iniciais a seguir a plantar batata-doce,  capriche mais na rega  para garantir que as plantas enraízem bem.

plantar batata doce rega

O controlo das plantas infestantes deve ser feito o mais cedo possível, principalmente antes  das ramas de  batata-doce cobrirem o espaços entre as linhas de plantação.

4. Pragas e doenças : como prevenir?

A cultura da batata-doce não tem muitos registos de pragas e doenças.cigarrinha verde e algumas viroses são os principais problemas fitossanitários.

Os problemas fitossanitários causados por  vírus diminuem a produtividade, podendo ser eliminados  com técnicas laboratoriais.

No que diz respeito a cigarrinha verdeEmpoasca fabalis, provoca pontuações mais claras nas folhas da batata-doce , que podem  diminuir a capacidade fotossintética das suas folhas. No entanto, esta praga não é normalmente  combatida na região com produtos fitossanitários.

É importante referir que os únicos produtos fitossanitários homologados para a batata-doce são os  herbicidas tal como referido no tópico anterior.

como plantar batata-doce

5. Colheita da batata-doce: cuidados essenciais

Para evitar problemas fitossanitários, recomenda-se  o tratamento com calda bordalesa (de 15 dias em 15 dias)  para prevenir o aparecimento de doenças e pragas.

A colheita deve ocorrer de 90 a 120 dias após a plantação. Um dos principais  sintomas de que as batatas doces estão prontas a ser colhidas é a cor amarelada da rama,  ao invés da cor  verde predominante.

A colheita deve  ser feita por teste, cavando algumas batatas de vários regos para verificar o calibre das batatas. Caso este tenha calibre médio, pode ser uma boa altura para fazer a colheita. Caso o topo das plantas esteja escuro faça a colheita o mais rapidamente possível evitar muitas perdas.

Plantar batata-doce não é difícil, e não precisa de muitos conhecimentos agrícolas  para conseguir fazê-lo.

Este artigo que escrevi para si, tem as ideias básicas para saber o que fazer e se orientar no momento da plantação. Este artigo  simplifica bastante todo o processo desde a plantação à colheita e explica todos os passos  para saber  o que fazer na  hora de plantar batata-doce.

Pronto para produzir as suas próprias batatas-doces? Após este artigo, está apto(a) a dar os primeiros passos! Depois conte-me como correu 🙂

acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

- Publicidade -spot_img

Últimos artigos