Hit enter after type your search item

Como saber se um produto é biológico? Saiba aqui

/
/
/
img

Como saber se um produto é biológico:dicas

Com o aparecimento dos organismos geneticamente modificados (OGM) e de alguns casos graves de contaminações e doenças nos animais e hortícolas,  existem cada vez mais “adeptos” de alimentos mais saudáveis produzidos de forma sustentável. Por essa razão,  a agricultura biológica  tem ganho cada vez mais seguidores e os produtos dela resultantes cada vez mais relevância no mercado. Mas afinal o que é um alimento biológico?

“Será que é bio?”

A regras estabelecidas para os produtos “Bio” são rigorosas e exigem uma série de informações que devem estar presentes  no rótulo. Uma dos principais é que as  frutas, legumes e cereais devem ser derivados de sementes sem OGM e produzidos sem recorrem ao uso de pesticidas ou fertilizantes químicos.

produto biológico

Os agricultores que produzem em modo de produção biológico utilizam métodos de produção específicos, entre eles:

  • rotação de culturas;
  • -reciclagem de matéria orgânica (estrume por exemplo);
  • – A utilização de hormonas para o crescimento e farinhas vegetais não-orgânicas é proíbida em produtos biológicos de origem animal tais como: carne, peixe, ovos ou leite.
  • – o uso de antibióticos é limitado;
  • – Os animais “vivem” maioritariamente em locais com mais espaço ( regime extensivo).
  • – os  produtos transformados como  por exemplo os iogurtes são produzidos com pelo menos 95% de ingredientes biológicos.
  • -todos os microrganismos utilizados na elaboração de um produto biológico  são  não OGM.
  • – Um produto biológico não deve conter produtos químicos, aditivos alimentares,conservantes e outras susbtâncias proibidas.
  • -outros factores;

Em Portugal, existe uma certificação em Modo de Produção Biológico que é conduzida por  11 organismos de controlo privados e acreditados pelo Instituto Português da Acreditação e da Certificação (IPAC).

produto biológico

Em que consiste a certificação?

Consiste num sistema de controlo, como regras europeias específicas  e uma norma portuguesa, que auxiliam na orientação das práticas intervenientes da cadeia de produção, transformação, distribuição, armazenamento, importação e exportação de produtos biológicos.

Qual a intervenção dos agricultores biológicos?

Os agricultores têm o controlo de todas as actividades, desde o íncio do ciclo produtivo em cada cultura. Através do registo de todas as práticas culturais num caderno de campo e com visitas de entidades de fiscalização frequentes, garantem que os seus produtos cumprem todas as normas de qualidade e segurança.

Como certificar um ponto de venda de produtos biológicos?

Caso queira abrir um estabelecimento de venda de produtos biológicos  deve notificar a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) da abertura do seu estabelecimento. Para isso, necessita de  um certificado concedido por um organismo de controlo e certificação de forma a obter uma licença para comercializar os seus produtos biológicos.

Se pretende vender produtos biológicos a granel, saiba que necessita de uma  certificação, onde estão presentes todas as informações necessárias entregues  pelo fornecedor  desses produtos ao responsável pelo estabelecimento comercial.

    • Logótipo que identifica os produtos biológicos

    • Os produtos embalados biológicos  possuem um  logótipo que os identifica como um  produto biológico, assim como o código da certificadora  que é responsável por controlar aquele produto.
logótipo produto biológico
Logótipo que está presente nos produtos biológicos embalados e que o identifica como tal.
  •  Por outro lado, a ASAE é a entidade responsável por controlar os pontos de venda  dos produtos biológicos e qualquer pessoa pode denunciar qualquer irregularidade encontrado entrando em contacto com a mesma.

 Sou consumidor(a): o que pode fazer?

  • – Caso queira comprovar que um produto biológico a granel é de facto biológico, como consumidor, pode e DEVE pedir o certificado do estabelecimento comercial que prova este facto.
  • – Esse certificado deve conter  a lista de cada um dos produtos biológicos que o estabelecimento comercial vende e que estão disponíveis para o consumidor.
  • – No caso dos produtos embalados, caso pretenda comprovar que esse produto é de facto biológico deve procurar o o logótipo europeu que representa o modo de produção biológico assim como o código da certificadora;
  • Resultado de imagem para produto biologico logotipo
  • O logótipo é constituído por 2 símbolos conhecidos: a bandeira europeia e a folha utilizada numa variedade de formas para simbolizar a natureza e a sustentabilidade. Fonte da imagem:SIC Notícias

Como consumidor esteja atento ao que consome! Observe rótulos, listas de ingredientes e logótipos. Esta atitude tornará o seu dia-a-dia mais facilitado.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :