Agricultura biológica/orgânica: vantagens e desvantagens

Como surgiu?
A agricultura biológica ou orgânica surgiu como uma oposição à agricultura industrializada tendo como principal objectivo a reintegração das actividades humanas na capacidade dos ecossistemas, tornando o sector agrícola mais sustentável.
O que distingue a agricultura biológica da agricultura convencional?
A agricultura biológica não usa produtos de síntese química nas suas culturas como por exemplo fertilizantes e pesticidas sintéticos tendo como principal preocupação a manutenção da fertilidade e capacidade produtiva do solo.
No entanto verifica-se muitas vezes que a definição da agricultura biológica que prima pelo não-uso de certos factores de produção é considerada redutora por muitos defensores da agricultura sustentável, preferindo por essa razão, apoiar e desenvolver outras correntes de agricultura sustentável muito em voga também ultimamente como apor exemplo a agricultura biodinâmica e a permacultura.
Não obstante, a agricultura biológica tem cada vez mais adeptos uma vez que permite diversificar os produtos cultivados com o intuito de garantir o equilíbrio ambiental, sobretudo do solo aumentando a sua fertilidade.
A popularidade crescente alcançada pela agricultura biológica nos últimos anos pode ser justificada pela adoção de técnicas de baixo impacto ambiental com foco na sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, o que nos últimos tempos tem sido tido cada vez uma maior procura.
Quais as vantagens associadas à agricultura biológica/orgânica?
-
Os produtos biológicos devido à ausência de resíduos de pesticidas e outros produtos químicos promovem uma alimentação mais saudável e natural;
- Permite o aumento da biodiversidade local, através do uso de produtos naturais no cuidado e tratamento das explorações agrícolas;
- Através da utilização de fertilizantes orgânicos de baixa solubilidade utilizados nas quantidades adequadas estudos indicam que este facto contribuiu para a diminuição da contaminação de águas subterrâneas e solos;
- Devido a não se utilizarem pesticidas neste tipo de agricultura, este facto contribui para uma melhor qualidade do ar que respiramos;
-
Estudos apontam que os produtos derivados deste tipo de agricultura são mais ricos nutricionalmente que os produtos provenientes da agricultura convencional.
E quais as desvantagens?
- Em geral este tipo de produtos biológicos resultam de uma qualidade inferior no que diz respeito ao seu aspecto (brilho, tamanho, etc.).
- Os alimentos obtidos neste tipo de agricultura tem uma durabilidade mais reduzida que os produtos convencionais, pelo que são mais difíceis de conservar;
-
O preço dos produtos oriundos de agricultura biológica é substancialmente superior aos produtos agrícolas da agricultura convencional uma vez que os seus sistemas produtivos são mais lentos e necessitam de mais mão-de-obra.
E vocês? Qual a vossa opinião sobre este tipo de agricultura? São consumidores de produtos biológicos? Deixem a vossa opinião nos comentários 🙂
Excelente exposição. Como consumidor dou preferência a produtos de origem biológica, já que “somos aquilo que comemos”. Além da responsabilidade ambiental e social, o simples sabor de produtos biológicos é notoriamente mais agradável. Tão simples como isto.
Obrigado António! Devemos ter muito cuidado com o que ingerimos! Visto que a agricultura é a principal fonte de alimentação do Homem, esta deve ser o mais sustentável possível e com as melhores práticas culturais!
Continue desse lado,
A Cientista Agricola
Na realidade, os preços são mais altos por causa do mercado em geral. Os produtores são, em geral mais pequenos que os de agricultura convencional, portanto obtêm valores relativamente baixos dos grandes centros de distribuição (grandes retalhistas) que então vendem a preços altos por causa da lei da oferta e procura. No entanto vários estudos apontam para que não haja diferenças consideráveis em produtividade entre a convencional e a bio, sendo que as leguminosas apontam produtividades superiores em bio. Os únicos produtos que não seguem esta tendência são os de origem animal, tanto por GMD’s, como pela produtividade em geral.
Só queria deixar este apontamento 🙂 De resto concordo com a maioria.
Bom dia Alexandre!
Obrigado pelo seu comentário! É sempre benéfico ter diferentes pontos de vista, pois gera diálogo e novas prespectivas sobre um determinado assunto.
Fico muito grata pelo seu comentário, foi muito enriquecedor para esta temática!
Cumps,
A Cientista Agricola
Boa exposição sobre os produtos oriundos de agricultura biológica. No entanto deixo uma ressalva, onde se lê:
“Os produtos biológicos devido à ausência de resíduos de pesticidas e outros produtos químicos promovem uma alimentação mais saudável e natural;”
Dever-se-ia ler:
“Os produtos biológicos devido à ausência de resíduos de pesticidas sintéticos não autorizados e outros aditivos alimentares não autorizados, promovem uma alimentação mais saudável e natural.”
É por causa destas incorrecções e imprecisões que muitas vezes a agricultura biológica é posta em causa. A agricultura biológica USA PESTICIDAS (produtos fitofarmacêuticos) estes são, no entanto, em número extremamente reduzido e de muito mais baixa toxicidade que os de agricultura convencional/produção integrada.
Exelente exposição
Agricultura Biológica ✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋✋
Agricultura Biológica ✋✋✋✋✋✋✋✋✋