4 tendências nos investimentos em tecnologia agrícola e alimentar

Autora do artigo: Sara Sousa, Agroop

A AgFunder, uma plataforma de investimento norte-american, lançou o antecipado relatório sobre o panorama dos investimentos globais na tecnologia agroalimentar em 2018.

A análise, baseada em dados de quase 30,000 empresas, revelou várias tendências (sobretudo positivas) que marcaram o ano que passou.

1.2018 foi um ano recorde para o setor da tecnologia agroalimentar

Com 16,9 milhões de dólares investidos no setor a nível global, o investimento cresceu 43% e o número de negócios cresceu 11% face a 2017.

A culpa foi, sobretudo, de um salto na dimensão dos negócios com empresas em fases mais desenvolvidas (later stage deals). Ainda assim, os investimentos na fase de arranque das startups (seed stage) voltaram em força, depois de terem caído em 2017.

tecnologia agrícola e alimentar

2. China regista crescimento drástico no número de negócios

Em 2018, a China destacou-se nos investimentos na tecnologia agroalimentar. O número de negócios concretizados cresceu 500%, num total de 3,5 mil milhões de euros. Foi o segundo país mundial com mais investimento no setor, a seguir aos EUA, onde foram investidos 7,9 mil milhões de dólares.

Os investidores chineses continuam a investir em força nas tecnologias alimentares direcionadas ao consumidor, como a
Dada-JD Daojia e a Dianwoba, ambas empresas de distribuição de refeições ao consumidor. A tecnologia para produção agrícola e cadeias de distribuição, pelo contrário, foi “virtualmente ignorada.”

tecnologia agrícola e alimentar

3.Tecnologias para o consumidor na liderança

As tecnologias agroalimentares viradas para o consumidor (retalho, cozinha, restaurantes) foram as que arrecadaram mais investimento – um total de 10 mil milhões de dólares, o que representa um aumento de 41,8% face a 2017.

As startups de tecnologia para restaurantes foram as que atraíram mais investimento, no contexto do que a AgFunder denomina um “fenómeno global catapultado pela procura dos consumidores por conveniência e mais opções de escolha.

tecnologia agrícola e alimentar

4.Investimento em tecnologia agrícola registou o maior crescimento

As tecnologias focadas na produção agrícola e na cadeia de distribuição receberam menos investimento (6,9 mil milhões de dólares) do que as tecnologias direcionadas ao consumidor, mas o aumento do investimento face a 2017 foi maior – 44,3%. Nunca este setor tinha registado tal aceleração do crescimento do investimento.

O financiamento para startups de robótica, mecanização e equipamento, em particular, cresceu 56% no ano passado.

Já o setor de sistemas de agricultura inovadores, como sistemas verticais interiores, registaram menos 17% de negócios.

tecnologia agrícola e alimentar

acientistaagricola

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *