Contrariamente a muitas das ideias concebidas pelos apaixonados por jardinagem e espaços verdes, ter um jardim ou qualquer outra zona verde na sua casa não quer dizer que terá de gastar muita água para que tal aconteça. Tal acontece porque, caso os jardins sejam cuidados de forma adequada, as plantas que nele residem contribuem para incrementar a humidade natural no ambiente em que estão inseridas.Por essa razão, apresentamos hoje 5 dicas para economizar água no jardim, fundamentais para garantir o seu equilíbrio e minimizar gastos com água.
[spacer height=”20px”]
Dicas para economizar água no jardim: aprenda a poupar água
1 . Regue de forma inteligente
Tente regar à noite! Esta é um dica muito inteligente pois se o fizer irá reduzir as perdas de água por evaporação, possibilitando que as plantas restabeleçam as suas necessidades hídricas para manterem o seu pleno funcionamento. Reduza o número de vezes que rega o seu jardim por semana (duas vezes são suficientes). Se rega mais do que duas vezes por semana, tente reduzir gradativamente a frequência destas regas uma vez que se tal acontecer, estará a “obrigar” as plantas a criarem raízes mais profundas, fazendo com que estas sejam mais independentes e eficientes. Por outro lado, evite regar quando à previsão de chuva iminente pois estará a regar em vão, desperdiçando recursos.
[spacer height=”20px”]
2 . Tenha as espécies mais adequadas ao seu tipo de jardim
Uma das melhores dicas para economizar água no jardim que lhe posso dar é escolher as espécies nativas e adaptadas ao clima da sua região bem como saber quais as plantas adequadas e o seu lugar no jardim.
Se o fizer pode estar descansada(o) uma vez que estas vão se adaptar perfeitamente ao clima e chuvas que possam surgir, não necessitando de regas adicionais.
Tente escolher na maioria dos casos plantas oriundas de regiões áridas, como as suculentas e cactos uma vez que essas plantas tem estruturas e maneiras especializadas na economia de água e necessitam de pouca água para se manterem com as suas capacidades em pleno.
3 . Capte água da chuva, uma das dicas para economizar água no jardim
Uma dica maravilhosa para economizar no jardim ou horta é captar água da chuva. Pode fazer este processo através de um balde por exemplo, sob uma calha ou qualquer outro sistema de drenagem para capturar e armazenar água da chuva.
[spacer height=”20px”]
4 . Plante árvores
Sim, leu correctamente. As árvores são responsáveis por fazer sombra no jardim e em outros espaços verdes, reduzindo a dessa maneira a temperatura. Quando o seu estabelecimento foi bem feito, praticamente não precisam de serem regadas sendo capazes de encontrar a água de que necessitam na profundidade do solo. A água obtida pela transformação das árvores faz então parte da humidade ambiental que acaba por favorecer a formação das nuvens de chuva.
[spacer height=”20px”]
5 . Utilize cobertura “morta” no seu jardim
Uma das dicas para economizar água no jardim é utilizar cobertura morta tal como palha, folhas secas, serradura grossa, entre outras. Ao fazer isto está a minimizar as perdas de água pelo solo, cobrindo os espaços entre as plantas. Esta cobertura que pode ser de vários tipos, decompõem-se nutrindo as plantas do seu jardim, evitando o aparecimento de plantas infestantes e reduzindo drasticamente a evaporação da água.