600 produtores de milho debatem futuro do mercado das matérias-primas em cenário de preços altos e ameaça de rutura de stocks

O futuro do mercado das matérias-primas agrícolas é um dos temas centrais do XIII Congresso Nacional do Milho, a 23 e 24 de março, no CNEMA, em Santarém, numa conjuntura de preços altos e forte pressão sobre os stocks mundiais de cereais devido à guerra na Ucrânia.

Um analista do Rabobank é o orador principal do painel de debate sobre as perspetivas futuras dos mercados das matérias-primas, ajudando a compreender os efeitos da guerra no abastecimento e nos preços dos cereais (milho e trigo), que esta semana cotaram 35% acima do nível registado imediatamente antes da invasão russa à Ucrânia.

Estimativas recentes da FAO indicam que 20% a 30% da área de trigo, milho e girassol poderá não ser semeada este ano na Ucrânia devido à guerra e à dificuldade dos agricultores em comprar gasóleo e outros fatores de produção. A Ucrânia é responsável por 14% das exportações mundiais de milho e o primeiro fornecedor de milho a Portugal. De um total de 2,113 milhões de toneladas de milho importadas por Portugal, em 2021, 796 876 toneladas tiveram origem na Ucrânia.

«A disrupção das cadeias de abastecimento tem-nos demonstrado quão arriscadas e levianas são as políticas de total dependência do livre comércio mundial e do desmantelamento dos setores primário e secundário na Europa. Portugal pode e deve inverter esta realidade, assim haja vontade política. Nós produtores estaremos cá para cumprir a nossa missão de alimentar os nossos concidadãos, mas temos de ter condições para cumprir este desígnio», afirma Jorge Neves, presidente da ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, a entidade que organiza o Congresso Nacional do Milho.

Sobre a Anpromis

A ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo é um centro de apoio e informação aos Produtores e suas Organizações, participando, propondo, discutindo e debatendo todas as questões que afetam a produção de Milho e Sorgo, em Portugal.

O milho é a cultura arvense com a maior expressão em Portugal, ocupando uma área que ronda os 130 mil hectares, com uma produção média anual estimada nas 830 mil toneladas de milho para grão, o que permite que Portugal tenha uma capacidade de auto-aprovisionamento neste cereal de cerca de 35%.

As últimas

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para o funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal, estando já disponível um sítio de...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P – IFAP, foi criado com a extinção do Instituto de...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...