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Conheça as principais causas dos acidentes com tratores agrícolas e previna-se!

Autor do artigo :Marketing Agrícola

Os tratores agrícolas e florestais são veículos com motor suscetível de fornecer um elevado esforço de tração, relativamente ao seu peso, mesmo em pisos com fracas condições de aderência.

Construídos principalmente para puxar, empurrar, levantar e acionar máquinas e equipamentos destinados aos trabalhos agrícolas e florestais (ex: charrua, fresa, semeador, reboque…), os tratores agrícolas e florestais têm, de um modo geral, como órgãos de propulsão, as rodas (podendo ser de duas ou de quatro rodas motrizes) ou lagartas.

O trator é, por si só, uma máquina perigosa, dado ter aproximadamente 65% do peso no eixo traseiro, distribuindo-se os restantes 35% pelo eixo dianteiro. Esta diferença de peso significativa entre os dois eixos potencia o capotamento do veículo.

As máquinas e os tratores são responsáveis pela maioria dos acidentes de trabalho agrícola e florestal, sendo Portugal o segundo país da Europa com mais acidentes com tratores.

Entre as principais causas dos acidentes com tratores agrícolas e florestais, segundo a CNA, estão o cansaço, a rotina, excesso de confiança, falta de proteção anticapotamento, antiguidade do veículo e o consumo de álcool.

A grande maioria das vítimas de tratores pertencem a microempresas, maioritariamente do sexo masculino. As causas mais comuns são a perda total ou parcial do controlo da máquina (73%), ocorrendo o sinistro maioritariamente por esmagamento, com uma representatividade de 60% (ACT). Cerca de 70% dos acidentes com tratores ocorreram em caminhos rurais, seguindo-se as estradas nacionais (18%) e estradas municipais (12%), segundo dados da ANSR, acrescentando ainda que 17% dos acidentados acusaram álcool no sangue, dos quais 10% com uma taxa igual ou superior a 0,5 g/l.

Principais Causas

São identificados entre os riscos mais frequentes, para além do esmagamento causado pela perda parcial ou total do controlo da máquina, os seguintes:

  • reviramento lateral do trator ou do conjunto trator máquina agrícola/florestal;
  • o empinamento traseiro, quando o trator fica descompensado com o peso da máquina colocada na sua traseira;
  • a queda em altura: acesso ao trator ou à máquina agrícola/florestal;
  • Corte/cisalhamento/choque ou impacto: em material cortante (ex: facas de fresas), no fecho dos taipais laterais e/ou posteriores;
  • Enrolamento: nos veios de transmissão de cardans, nas partes móveis das máquinas (carretos, correias, correntes);
  • Atropelamento: durante a circulação de tratores, durante o engate das máquinas, presença de crianças e idosos;
  • Projeção: projeção de peças partidas, pedras, material cortante (ex: cortamatos e gadanheiras rotativas);
  • Inércia: nas máquinas que tenham volantes de inércia onde o tempo de paragem é superior (ex: enfardadeiras).

Relativamente às medidas de prevenção para os fabricantes, a ACT aconselha aos fabricantes a colocação de um sistema de retenção (obrigatória a aplicação de cintos de segurança nalguns modelos de tratores); a proteção de veios telescópicos de cardansluz avisadora de marcha-lenta (pirilampo); colocação de espelhos retrovisores. Os novos tratores deverão estar equipados estruturas de segurança homologadas, como um arco (rebatível ou não), um quadro (por vezes coberto com uma capota), ou uma cabina (estrutura de segurança mais complexa e sofisticada).

Regras de Segurança

Para o utilizador, são indicadas como regras básicas de segurança:

  • Formação adequada
  • Familiarização com os comandos do trator e das máquinas
  • Manutenção regular do trator e dos equipamentos, apenas quando estão totalmente desligados e imobilizados
  • planeamento antecipado da tarefa a executar
  • não usar roupas largas ou muito soltas
  • avaliação das condições do terreno onde a máquina vai operar
  • evitar proximidade de valas ou bermas
  • não transportar pessoas
  • efetuar uma paragem de 15 minutos a cada 2 horas de trabalho
  • fazer uso das pegas de apoio quando se sobe e desce da máquina
  • adaptar a velocidade de trabalho às condições de utilização
  • manter os pedais de travão unidos
  • cuidados redobrados na utilização de máquinas que provoquem a subida do centro de gravidade do trator (ex: carregador frontal
  • fixar as máquinas nos pontos de engate previstos pelos fabricantes (o mais baixo e avançado possível para melhor estabilidade do conjunto tratormáquina) fixando-as com as cavilhas de segurança

A ACT indica ainda que os principais erros cometidos pelos operadores de tratores agrícolas e florestais são a circulação em estrada com os pedais de travão de pé desligados, com o arco de segurança rebaixado e em velocidade excessiva, a apreensão de vestuário por partes móveis das máquinas ou pelo veio de transmissão de cardans, devido à ausência das proteções adequadas, e as alterações, adaptações de máquinas para trabalhos ou condições de utilização não previstas pelo fabricante.

Para mais informações, consultar:

– Acidentes de tratores: aprender para prevenir

– CNA: Prevenção de Riscos – Máquinas Agrícolas

– Ficha de Segurança ACT – Tratores e Máquinas Agrícolas e Florestais

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