Destaques

AgroGlobal no CNEMA? “Vamo-nos juntar para evitar que a AgroGlobal caia nas mãos erradas”. Petição em curso a defender a Feira em pleno campo

Fonte do artigo: Agricultura e Mar

AgroGlobal, a maior feira agrícola ibérica dedicada aos profissionais, que sempre se realizou em Setembro, em Valada do Ribatejo, em pleno campo, com campos de ensaio e máquinas agrícolas a trabalharem, vai mudar de mãos.

E, entretanto, há já uma petição em curso, intitulada “Não queremos a AgroGlobal no CNEMA”, com os seus promotores a escreverem: “A mudança da feira AgroGlobal para o CNEMA irá acabar com a dinâmica da feira como nós a conhecemos sem falar que irá ter custos mais elevados para os stands e quem lá quer visitar”.

“Vamo-nos juntar para evitar que a AgroGlobal caia nas mãos erradas e que não façam o mesmo que fizeram a Feira Nacional da Agricultura… vamos preservar o que ainda é o nosso puro Ribatejo”, realçam os promotores da petição.

Desde 2008 em Valada do Ribatejo

A AgroGlobal, desde a sua primeira edição, em 2008, “promove a intensificação do modo de abordagem do negócio agrícola, assente no profissionalismo e contacto estreito dos diversos agentes envolvidos no denominado agro-negócio, desde a produção à colocação dos produtos no mercado, passando por toda a cadeia de valor, onde se incluem bancos, empresas de energia, tecnológicas, prestadores de serviços, projectistas e consultadoria e, obviamente, todo o tipo de empresas fornecedoras de factores de produção, máquinas e equipamentos”, diz a organização da Feira.

Mas considera que a AgroGlobal, que tem periodicidade bienal, e após 7 edições “adquiriu a sua maturidade, estando enraizada no sector a sua mais-valia técnica, económica e política, impondo-se que se perspective a sua adaptação ao futuro, fazendo face ao processo de transição que agora se inicia com um novo ciclo de política europeia, onde se insere a Política Agrícola Comum e os seus renovados desafios, nomeadamente ambientais”.

A petição pode ser assinada online, aqui.

Este é o espaço da última AgroGlobal, que terminou ontem, 9 de Setembro:

Este é o espaço da próxima AgroGlobal, que se realizará em 2023:

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo