Aprenda a interpretar uma análise ao solo: avaliação da sua fertilidade

A importânica de fazer uma análise ao solo

Se é produtor agrícola e procura  o sucesso no maneio e gestão dos corretivos do solo e fertilizantes agrícolas  utilizados no sistema de produção que escolheu para a sua exploração agrícola, deve levar em consideração vários fatores para maximizar os resultados finais nomeadamente: dose aplicada, época de aplicação, local de aplicação, tipo de corretivos e fertilizantes utilizado, etc. Verifica-se que  a eficiência do uso de corretivos e fertilizantes está estreitamente  ligada ás condições edáficas  do solo, principalmente os seus “atributos” químicos que   podem ser determinados através da realização de uma  análise ao solo, que constituem uma das  maneiras mais  eficientes da avaliação da fertilidade do solo.

análise ao solo

Uma análise ao solo constitui uma prática que ajuda a determinar a fertilidade do solo. Revela-se também como uma dos  primeiros passos para o planeamento de um programa de um plano de fertilização correcto. O recurso à análise ao solo e a uma adequada aplicação de nutrientes origina mais facilmente produções mais elevadas e de qualidade. Se feita periodicamente,  evita-se a ocorrência de desequilíbrios nutricionais,  uma das condições fundamentais para a resistência de uma cultura a problemas fitossanitários como pragas e doençass.  Adotar práticas agrícolas adequadas contribui largamente para reduzir a possibilidade de poluição do meio ambiente  e aumentar a qualidade da produção.

Fonte da imagem:Dinheiro Rural

analise ao solo

O solo revela-se a principal base da agricultura actual, exceto  se considerarmos as culturas sem solo como: hidroponia (100% em água), semi-hidroponia (cultivo em substrato) e aeroponia ( onde existe aspersão periódica, sem solo e substrato). O solo revela-se  fundamental para o bom desenvolvimento das culturas agrícolas uma vez que fornece  os nutrientes que as plantas necessitam para o seu crescimento e desenvolvimento. Para que estes nutrientes estejam disponíveis facilmente, existem vários fatores que têm de ser controlados obrigatoriamente, entre eles destaco o pH (determina a taxa de assimilação dos nutrientes, entre outros).Por todas estas razçoes anteriormente enunciadas, o solo constitui uma parte fundamental do processo agrícola e tem de  ser, além de bem cuidado, bem controlado para conseguir a maximização na produção. Fonte da imagem:APagri

Alguns dos parâmetros avaliados numa análise ao solo

  • Azoto mineral e total
  • Fósforo
  • Magnésio (Mg)
  • Enxofre (S)
  • Cobre (Cu)
  • Boro (B)
  • Zinco (Zn)
  • Molibdénio (Mo)
  • Manganês (Mn)
  • Condutividade elétrica
  • Bases de troca catiónica
  • entre outros…
analise solo interpretação
Exemplo de modelo de analise ao solo. Fonte da imagem: NECAF

Indicadores da fertilidade do solo

Os indicadores da fertilidade do solo podem ser  divididos em: físicos, químicos e biológicos.  Relativamente aos parâmetros químicos fornecidos através de de uma  análise química do solo podemos salientar:

O processo de determinação e  obtenção dos indicadores da fertilidade do solo é compreendido através do processo de amostragem e envio da amostra do solo para o laboratório acreditado para esse fim. Neste local, são preparadas as amostras do solo e posteriormente feita a análise química do solo seguida da interpretação dos resultados obtidos  e recomendação técnica  da fertilização a aplicar no terreno consoante as necessidades. Este tipo de trabalhos é realizado por profissionais da área das Ciências Agrárias, como  por exemplo engenheiros agrónomos entre outros profissionais.

analise ao solo artigo

Fonte da imagem:Blog Fertilidade de Solo

Erros de amostragem frequentes verificados nas  análises químicas do solo

Mais de  de 90% dos erros nos resultados das análises químicas do solo  resultam de procedimentos errados de amostragem em campo sendo os restantes resultantes dos erros provenientes do laboratório de análise química do solo (perto de 20%).

Que procedimento devo adoptar no momento da recolha das amostras do solo com a finalidade de reduzir os erros resultantes deste processo?

1) Divisão da área agrícola em parcelas mais homogéneas e  de menores dimensões sempre tendo em consideração:

  • Tipos de vegetação semelhantes ou plano de rotação de culturas;
  • Tipo, declividade e drenagem do solo;
  • Áreas com maior rendimento das culturas, que podem  apresentar solos mais férteis.

2) Amostragem  do solo  realizada após a colheita da safra de verão.

Esta é a época na qual se verifica uma condição do solo mais confiável e real  após a exportação de nutrientes pela cultura colhida e por esse motivo, poderemos recomendar correcções e fertilizantes de maneira mais  segura e correcta.

Dica: Faça a colheita de várias amostras simples de solo de pontos distintos do seu terreno, de preferencia selecione os pontos de amostragem através da localização em ziguezague.

Os erros nos resultados das análises químicas do solo obtidos no campo podem também ocorrer devido a aplicação de fertilizantes  em doses inadequadas, época errada ou da forma errada.

A fonte e forma de aplicação dos fertilizantes (em sulco ou à superfície) de e fertilizantes caracterizados por uma solubilidade mais  lenta no solo tendem a favorecer   resultados errados na análise química do solo, principalmente quando é  utilizada uma  metodologia analítica errada.

analise ao solo

Fonte da imagem: Escola Superior Agrária de Santarém

A análise química do solo pode reduzir os custos ao produtor?

Recorrendo a análises químicas do solo, que são normalmente baratas, o agricultor poderá aumentar o lucro  final e a produtividade das culturas agrícolas devido ao uso racional  e adequado de corretivos e fertilizantes. Assim, sabendo as concentrações de nutrientes no solo necessárias e adequadas às necessidades de cada cultura nomeadamente as concentrações ideais de nutrientes para as culturas, o agricultor tem autonomia de variar a dose de fertilizante ao longo do tempo reduzindo os custos de produção.

Dessa forma, é necessário  que o produtor agrícola realize  análises químicas ao solo anualmente  para assim obter sucesso na aplicação de fertilizantes e correctivos do solo, nunca se esquecendo que deve escolher um laboratório para o efeito de ótima qualidade e referências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa Newsletter