Aprenda a fazer a poda de árvores de forma correta: dicas úteis

Autora do artigo: Rosa Moreira, promotora do blog A Cientista Agrícola

O que sabe sobre poda de árvores? Que técnicas conhece? Sabe qual a época aconselhada para podar? Quais os ferramentais imprescindíveis para garantir que tudo corra da melhor forma? Neste artigo vou-lhe dar dicas essenciais para que se torne um verdadeiro expert no que diz respeito à poda de árvores quer sejam elas de fruto ou qualquer outra árvore que esteja no jardim ou horta da sua casa.

poda de arvores de fruto agriloja
Ramos secos de uma árvore, que provavelmente serão eliminados durante a poda da mesma na altura apropriada (Fonte: Pixabay).

Porque é que a poda é uma prática cultural tão importante?

Sabia que a poda de árvores quando feita de forma regular é uma prática essencial para manter a sua aparência e a sanidade impecáveis?  Sim, é verdade!

Quando esta é feita de forma frequente, permite aumentar o grau de segurança no seu jardim e/ou horta, uma vez que diminui a probabilidade que os galhos das árvores que estejam mais debilitados caiam e causem ferimentos e outros inconvenientes a alguém que esteja a passar nesse momento ou até mesmo danificar a sua propriedade caso se trate de árvores de grandes dimensões.A poda também apresenta um papel fundamental no que diz respeito à estimulação da produção de frutos bem como no aumento do valor da madeira.  Neste artigo, vou-lhe dar algumas dicas de como efetuar a poda das árvores de forma correta e quais as ferramentas de poda que aconselho que utilize para tornar tudo muito mais fácil.

 Vai ver que a ao podar as suas árvores de fruto e outras, irá ter resultados muito satisfatórios, resultando assim em plantas mais saudáveis, fortes e esteticamente mais bonitas.

poda de arvores ornamentais
Resíduos de jardim e horta, resultando da poda das árvores. Fonte: Pixabay

Conselhos úteis para efetuar a poda das árvores de forma correta

1.Pare, observe e decida!

 Em primeiro lugar, pense no motivo pelo qual quer podar a árvore. Será por motivos estéticos? Quer mudar o formato da sua árvore ou a altura da mesma? Ou por outro lado, será que essa árvore já não é podada há muito tempo e precisa de o ser? A resposta a estas perguntas vai influenciar esta prática cultural bem como o momento em que a vai realizar.

Se apenas quer remover alguns ramos doentes e/ou mortos, pode fazer uma poda leve. No entanto, se quer algo mais pensado e minucioso talvez será melhor podar entre estações.

Pode optar por podar no Verão (menos comum) se pretender dar um formato específico à sua árvore ou diminuir o crescimento dos seus galhos, mas, pode também podar no Inverno (mais comum) para estimular o crescimento mais acelerado na Primavera. Antes de decidir qual o momento em que deve podar assim como outros procedimentos adicionais, dedique algum tempo a observar o tamanho e a forma da árvore e imagine como é que quer que ela fique depois da poda.

2.Identifique os ramos principais da árvore e remova os que estiverem danificados

Olhe para a estrutura das suas árvores. Identifique quais os galhos/ramos principais e evite ao máximo eliminar os mesmos.

Posteriormente, identifique ramos doentes, danificados, “deficientes”, atrofiados ou com outros problemas que possam interferir no desenvolvimento e produção das suas árvores.

poda de arvores de grande porte
Muitas vezes, devido a tempestades fortes ou outras adversidades atmosféricas, verifica-se muitas vezes quebra de ramos de árvores que devem ser podados mal haja disponibilidade. Tal facto deve-se sobretudo devido a que estes ramos danificados continuam a “sugar” nutrientes indispensáveis para o crescimento e desenvolvimentos de galhos saudáveis. Para além do mais, os galhos partidos de uma árvore podem ser um foco de doenças e pragas para o microclima em que se insere. (Fonte da imagem: ra-bugio.blogspot.com)

3. Elimine o excesso de ramos concentrados em zonas específicas das árvores

Sabia por exemplo que as árvores precisam de garantir uma boa circulação de ar entre os galhos/ramos para que possam manter saudáveis? Se por acaso, os galhos das suas árvores estiverem todos juntos (amontoados), a sanidade destas será afetada uma vez que irão atrair mais facilmente insetos que irão estimular o crescimento de fungos, e consequentemente doenças. Por essa razão, aconselho que os ramos que estejam a crescer em direção ao interior da árvore, sejam eliminados através da sua poda. Por outro lado, aconselho também a podar os ramos mais baixos e que estejam a obstruir a sua passagem pela sua envolvente. Já nos ramos mais altos, que possam estar em contacto com as linhas telefónicas, aconselho também a que sejam podados para evitar problemas futuros.

4. Evite fazer uma poda de árvores muito drástica

Aconselho a podar apenas o necessário, nada de exageros. Sabia que cada corte expõe a árvore a fungos e infestações de insetos, uma vez que a casca protetora da mesma é removida nesta prática cultural? Para garantir que a sua árvore continua a desenvolver-se corretamente e sobreviva, evite podar mais de 25% dos ramos da árvore, para que consiga garantir o seu equilíbrio.

5. Opte por fazer a poda das árvores no Inverno

Quando a poda é feita no final do outono ou no começo do inverno, há menos perda de seiva e as plantas entram menos em stress. Além disso, nestas épocas do ano que anteriormente referi, as hipóteses de os cortes serem posteriormente infetados por insetos ou fungos são bem inferiores. Um bom indicador de que chegou a altura certa para podar é quando as folhas das árvores caem. Isto significa que as árvores entrarão em período de dormência até ao começo da primavera. Acho também importante referir que devem ser abertas exceções nomeadamente quando caem ramos de árvores em fenómenos de tempestade. Nestes casos, a poda deve ser feita o mais rapidamente possível.

Equipamentos para poda de árvores: quais os materiais necessários?

Existe uma série de ferramentas de poda de árvores que eu recomendo para garantir que todo este trabalho seja feito da melhor forma possível. Uma das lojas com produtos agrícolas que mais recomendo para comprar as ferramentas para realizar a poda de árvores da sua casa assim como tudo o que precisa para o mundo agrícola é a Agriloja . Na Agriloja pode encontrar uma vasta seleção de ferramentas para as mais diversas práticas culturais agrícolas, entre elas a poda de árvores.  Apresento-lhe abaixo a minha seleção de ferramentas de poda que deve mesmo ter. Entre elas eu destaco:

  • Tesoura de poda;

As tesouras de poda são a ferramenta mais indicada para ramos pequenos e pouco espessos. Podem também ser utilizadas em diversas situações além das podas, como por exemplo em tarefas no jardim. As tesouras de poda que mais recomendo são as da Agriloja  por serem, na minha opinião, as que reúnem uma melhor qualidade-preço.

poda de arvores frutiferas

 

 

 

 

  • Descrição: Tesoura de Poda Básica 2-20 CM
  • Marca: AGRILOJA
  • Código: 0113092

Na Agriloja  encontra tesouras de poda especialmente desenvolvidas para serem eficientes e de confortável utilização, assim como outros produtos que serão úteis para estas atividades;

 

 

 

 

  • Tesourão de poda

Os Tesourões de poda (também conhecidas como tesouras-alicate) são indicados para ramos com um maior diâmetro quando comparados com a situação anterior, sendo por isso aconselhadas em situações em que os ramos das árvores excedem os 2,5 cm de diâmetro.

 

 

 

  • Descrição: Tesourão Alumínio 4-50 CM
  • Marca: AGRILOJA
  • Código: 0131921

 

 

 

 

 

 

  • Serrote de poda;

No caso em que se verifiquem ramos de árvores com mais de 5 a 8 cm de diâmetro, recomendo que use um serrote de poda, semelhante ao que mostro abaixo. Neste tipo de casos, as tesourões não são aconselhados.

poda de arvores de fruto pdf

 

  • Descrição: Serrote Poda Madeira 28 CM
  • Marca: AGRILOJA
  • Código : 0113108

 

 

 

 

 

Outros utensílios/ferramentas que deve ter e encontra na Agriloja:

 

 

 

 

Descrição: Escada de Alumínio DPL 2+2M

  • Código : 0013973

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luvas muito flexíveis e de grande qualidade com revestimento respirante e confortável.

 

 

poda de arvores altas

 

 

 

 

 

poda de arvore amoreira

 

 

 

 

Na Agriloja encontrará mais de 20.000 referências de produtos para a Agricultura, Pecuária, Jardim, Animais de Estimação, Bricolage e Casa. Se quiser conhecer quais os folhetos em vigor da loja clique aqui (www.agriloja.pt/folhetos).

acientistaagricola

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  

7 thoughts on “Aprenda a fazer a poda de árvores de forma correta: dicas úteis

  • 28 Fevereiro, 2019 at 22:12
    Permalink

    Rosa desculpe,mas apresenta sempre tanta informação util, para todos os que se interessam por plantas com mais ou menos conhecimentos, porquê nāo editar uma revista, á tantas com tào pouco, sempre montes de publicidade, desculpe é só uma ideia de quem aprecia os seus artigos no facebook.
    Obrigado.

    Reply
    • 1 Março, 2019 at 10:34
      Permalink

      Bom dia António. Já pensei nisso, mas ainda é um projecto recente e por essa razão necessita de mais maturidade para avançar para um outro passo. Mas obrigado pelo seu comentário 🙂 Quem sabe um dia…

      Reply
  • 1 Março, 2019 at 15:58
    Permalink

    Obrigado Rosa. Muito interessante.

    Reply
  • 5 Março, 2019 at 23:36
    Permalink

    Parabéns pelo teu trabalho informações mto úteis ,mto sucesso no presente e futuro

    Reply
    • 6 Março, 2019 at 0:08
      Permalink

      Boa noite António! Muito obrigado pelas amáveis palavras que muito me dão força para continuar! Obrigada 🙂

      Reply
  • 5 Março, 2019 at 23:42
    Permalink

    Parabéns pelas informações importantes para uma boa agricultura são sempre informações mto úteis ,mto sucesso

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *