Os meus recebidos : Agora também tenho uma Citrina!

Autora do artigo: Rosa Moreira, promotora do blog A Cientista Agricola

Nos últimos dias recebi uma Citrina em casa e achei tão interessante o conceito que quis partilhar convosco a minha opinião.

Já tinha ouvido falar sobre este conceito de mini-plantas Cítricas quando uma vez encontrei por acaso uma publicação no Instagram da blogger Vanessa Martins em que falava sobre as suas plantas Citrinas. Chegou a minha vez de dar a opinião sobre estas plantas cítricas em miniatura  que podem na minha opinião, ser uma boa sugestão de presente para quem gosta de agricultura, natureza ou presentes originais e sustentáveis.

Citrina: plantas cítricas em miniatura

Para quem não conhece o conceito desta empresa, a Citrina apresenta uma gama muito diversificada de plantas cítricas em miniatura. Assim, a marca disponibiliza uma série de plantas cítricas ornamentais em miniatura ou anãs, ver imagem abaixo. O melhor de tudo: os frutos produzidos nestas árvores são comestíveis e certificados 🙂

Variedades de plantas cítricas em miniatura disponíveis para venda

Pelo que entendi quando posteriormente fui visitar o site, a vida destas plantas começa através de uma semente dormente que é depois germinada em ambiente controlado.  Esta plântula à medida que cresce, a sua haste vai atingindo o tamanho adequado para ser posteriormente enxertada.  Outras espécies de Citrinas que dão frutos e que são comercializadas pela marca, são enxertadas no porta-enxerto.

Os porta-enxertos são específicos para plantas citrinas em vasos. Por essa razão, estes  têm raízes resistentes a doenças persistentes, uma haste resistente e escura bem com folhas saudáveis.  Depois da planta florescer, a citrina produz um conjunto enorme de frutas que imagino que sejam muito saborosas. Mal posso esperar que a minha Citrina dê frutos para que eu possa provar 🙂

A planta que eu recebi chama-se ONIKA! Pelo que li e já observei da planta que recebi, esta tem frutos semelhantes a pequenas laranjas, de  tamanho e a forma de uma grande azeitona.

Onika oferece um contraste atraente para os desenhos subtis de uma casa contemporânea – trazendo um elemento macio e orgânico para a cozinha moderna.

Citrina Onika
Citrina Onika

 

A  Onika produz durante todo o ano a partir de Setembro.  Pelas informações que tive, o fruto deve ser  consumido inteiro, com “pele” e tudo.  Bem, parece estranho mas a  razão para isto acontecer é que , embora o fruto seja muito ácido, a “pele” é docinha.  O fruto da Onika é também chamado de  kumquat que é muito usado na cozinha contemporânea.

Para que a sua Citrina cresca e se desenvolva com normalidade, a planta traz na sua caixa também um pequeno panfleto com tudo o que precisa saber para o ajudar a cuidar da planta da melhor forma. Se não for suficiente, aconselho também a pesquisar mais sobre os cuidados a ter via onlie, no blog da Citrina, por exemplo. Este fornece conselhos úteis sobre os cuidados das plantas disponíveis para venda, desde a rega até à transplantação. A Internet é um serviço muito útil quando surgem este tipo de dúvidas. Aproveite para surpreender alguém que gosta ou até mesmo um presente para si. Eu adorei a minha e recomendo vivamente!

 

acientistaagricola

Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *