Plantas aromáticas e medicinais

Como cultivar cebolinho: tudo o que deve saber para o cultivo desta aromática

Olá! Espero que se encontrem bem! Hoje venho falar-vos sobre uma aromática que eu adoro: o cebolinho. O cebolinho é uma planta vivaz que desenvolve tufos de folhas finas, com forma cilíndrica e ocas. Se quiser aprender a cultivar cebolinho, continue a ler este artigo pois vou reunir aqui os principais cuidados que precisas de saber!

Saiba mais sobre o cebolinho

O cebolinho, cujo nome científico é Allium schoenoprasum, pertence à família Alliaceae à qual pretencem culturas tais como o alho, cebola ou chalotas.

Com origem no continente europeu e também asiático, é responsável por trazer vários benefícios para a agricultura, nomeadamente, a sua eficácia em atrair insetos polinizadores. Além disso, possui propriedades fungicidas, o que não deixa de ser interessante.

Esta planta aromática é de  fácil cultivo, além de ser extremamente saborosa e decorativa.

É uma aromática muito rústica adaptando-se por isso a vários tipos de ambientes distintos como por exemplo: vasos, canteiros, terraço, horta, rebordos do jardim ou mesmo uma produção mais profissional num terreno agrícola.

Devido a esta característica, o cebolinho é  bastante resistente a baixas temperaturas o que permite a sua produção quase ao longo de todo o ano.

O cebolinho funciona muito bem como repelente de insetos e fungos.  Há quem opte por cultivar cebolinho perto de outros hortícolas bem como de ornamentais tais como, rosas pois ajuda a proteger estas plantas do aparecimento de pragas como pulgões ou doenças de origem fúngica.

 Sabia que o cebolinho quando entra em floração (fim da primavera), produz flores arroxeadas que são comestíveis?

Como cultivar cebolinho: aprenda como fazer

Pode cultivar cebolinho quer por sementeira quer por divisão de plantas.

Se optar por semear cebolinho, pode efetuar a sementeira na primavera utilizando as sementes do ano anterior, utilizando para tal tabuleiros com alvéolos, use Substrato SIRO Germinação. As plantas de cebolinho devem ser transplantadas para local definitivo quando tiverem sensivelmente 15 cm de altura (que corresponde ao tamanho que têm 2 meses após a sementeira). Se não quiser fazer a sementeira pode comprar as plantulas já prontas a serem plantadas numa loja de especialidade como um horto, por exemplo.

Se optar pela propagação de cebolinho através da divisão de plantas, escolha uma planta que estive bem desenvolvida e divida-a em no máximo 3 plantas mais pequenas. Esta operação pode ser feita em qualquer altura do ano, mas aconselho-o a fazer na primavera. Para estimular a emissão de novas folhas pode, no momento da plantação das novas plantas, cortar as folhas até cerca de 4 cm acima das raízes.

O compasso de plantação que recomento para cultivar cebolinho é 20*15cm.

Principais cuidados com o cebolinho

O cebolinho é uma planta aromática que necessita de ser cultivada num local com uma boa exposição solar, recebendo pelo menos 5 horas de luz solar direta por dia. Resiste bem a temperaturas do ar baixas pelo que pode facilmente cultivar cebolinho ao ar livre, mas também em recipientes como vasos ou floreiras.

É importante referir que embora o cebolinho consiga resistir a temperaturas baixas, no caso de invernos muito agressivos, as folhas desta planta acabam por secar. A planta do cebolinho voltará a emitir novas folhas na Primavera.

Quando a estação primaveril regressa, corta-se as folhas como estímulo para a emissão de novas, repetindo se possível este procedimento com alguma regularidade para que se consiga prevenir o aparecimento de uma floração precoce. Caso não realize este procedimento, a floração ocorrerá no início do Verão.

Quanto à rega, evite regas abundantes e aposte antes em regas com maior frequência e menor quantidade de água.

É importante também que use um substrato apropriado para o cultivo de plantas aromáticas como o SIRO Aromáticas.

 Este substrato, é apropriado para a plantação e transplante de todo o tipo de plantas Medicinais e Aromáticas. É enriquecido com adubo orgânico biológico, oferecendo uma nutrição equilibrada e prolongada.

A sua composição, associada a uma fórmula especial em macro e micronutrientes de origem natural, assegura o desenvolvimento dos princípios ativos que diferenciam este tipo de plantas – o seu valor terapêutico e aromático e consequentemente promove as potencialidades genuínas deste tipo de plantas. Saiba mais aqui.

Quando e como colher?

Após cerca 3 meses de cultivar cebolinho, pode começar a colher esta aromática. Deve colher as suas folhas atrás da base recorrendo a uma tesoura ou faca, por exemplo. Não deve colher mais do que 1/3 do comprimento total das folhas de forma a garantir que o cebolinho continue a desenvolver-se corretamente.

Onde posso utilizar o cebolinho?

Devido ao sabor e aroma do cebolinho, as utilizações desta aromática são múltiplas. Pode utilizar as suas folhas para aromatizar saladas e sopas bem como os mais diversos cozinhados.

As suas flores podem igualmente serem consumidas em vários pratos culinários ou serem incorporadas em queijos frescos, por exemplos. Devido ao seu sabor ligeiramente doce, pode utilizá-las para um sem fim de pratos.

Artigo patrocinado por SIRO Substratos Profissionais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo