Cuidados e manutençãoSemear e plantar

Cultivar grelos: o que deve saber para ter na sua horta a tempo do Natal

Vamos lá a saber quem aqui é fã de grelos! Acusem-se 🙂 Confesso que adoro grelos espremidos com alho e azeite mas conheço pessoas que gostam deles apenas cozidos em água e sal. Preferências à parte, é certo que os grelos marcam presença em muitas das mesas de consoada no Natal. Mas como cultivar grelos? Haverá alguma técnica especial? Neste artigo, partilho convosco as principais dicas a ter em conta para garantir grelos bonitos na sua horta. Já foi buscar o bloco de notas? 🙂

como cultivar grelos

Tudo o que deve saber sobre os grelos

Os grelos caracterizam-se por serem plantas herbáceas que tiveram origem no continente asiático. A parte comestível destas plantas são os seus talos, as suas folhas e as inflorescências (que eu pessoalmente gosto muito).

A época mais adequada para o seu cultivo situa-se entre os meses que compreendem as estações de outono e inverno, de forma a serem consumidos maioritariamente no Natal. No entanto, há quem prolongue a colheita mais uns meses até março.

Certamente que os grelos acompanham os seus pratos de bacalhau e batatas, estou certa?

Receita de grelos salteados

Mas será que conhece os seus benefícios para a saúde do seu consumo?

Secalhar já ouviu ou leu que os grelos são os alimentos mais ricos em nutrientes e saudáveis que existem. Além de possuirem muito poucas calorias, a presença de carotenóides e polifenóis (compostos bioativos) ajudam a melhorar o funcionamento do organismo e prevenir o desenvolvimento de várias doenças.

Para garantir que consome os grelos na melhore fase do seu ciclo cultural, deve consumi-los quando estes ainda estão tenros e apresentam o talo com cor clara. Apesar de terem um sabor amargo acabam por depois de cozinhados ficarem extremamente saborosos 🙂 De forma a garantir que usufruo das suas propriedades, eu costumo escaldar os grelos e guardá-los com um pouco da água em que foram cozidos. Desta forma, acabo por não desperdiçar o líquido da cozedura e aproveito todos os nutrientes que nele estão contidos.

como cozinhar grelos cultivar grelos

Quais os benefícios do consumo de grelos para a nossa saúde?

Bem, eu já referir que os grelos são hortícolas extremamente saudáveis e que por essa razão devem serem incluídos no nosso regime alimentar. Mas será que conhecem quais são os seus maiores benefícios?

Por serem ricos em vitaminas como a vitamina A, acabam por ajudar na nossa saúde ocular permitindo uma manutenção da nossa visão normal. Além disso, por possuirem folato na sua constituição, acabam por contribuir para a formação normal do sangue.

Por outro lado são alimentos com baixíssimas calorias e por esse motivo ajudam na manutenção do peso. Por serem ricos em fibras contribuem também para prolongar a sensação de saciedade. Ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e retardam o envelhecimento da pele. Ajudam a prevenir a osteoporose e são um anti-inflamatório muscular excelente.

Além disso, por serem ricos em ácido fólico trazem benefícios durante a gravidez. Isto porque, ajudam no crescimento normal dos tecidos e previnem malformações no feto. Existem outros benefícios para a saúde mas estes são os principais.

Como cultivar grelos: o que deve ter em conta

Antes de saber como cultivar grelos, é importante que tenha em conta que os grelos de nabo, as nabiças e os nabos fazem todos parte da mesma espécie botânica Brassica rapa var. rapa L., apenas estão em estádios de desenvolvimento distintos. São plantas herbáceas bienais que são cultivadas como anuais e que podem ser aproveitadas de formas distintas: as raízes (nabos), as folhas jovens (nabiças) e o escapo floral (grelo de nabo).

Se pretende cultivar grelos de nabo recomendo as variedades São Cosme e Greleiro de Santiago (mais precoce).

cultivar grelos

Saiba quando e como cultivar grelos

Tal como referi anteriormente, a época ideal para produzir grelos de nabo começa em Novembro e pode estender-se até à Primavera. É especialmente quando começam a cair as primeiras chuvas que se começa a pensar em cultivar grelos.

Para ter uma boa produção existem alguns condições edafoclimáticas que deve garantir. Der escolher um local da sua horta que tenha uma boa exposição solar, que seja fresco e em que a humidade esteja garantida. Deve garantir que os solos possuam um bom teor de matéria orgânica e sejam bem drenados. Não gostam de solos demasiado ácidos pelo que deve ter em atenção este detalhe para ter sucesso. Uma boa preparação do solo é essencial para garantir que as raízes consigam desenvolver-se adequadamente e assim procurar pelos nutrientes que necessitam. Antes de cultivar, garanta que o solo está solto o suficiente para que todas as premissas anteriores sejam cumpridas. Antes de semear, incorpore o estrume ou composto para dar um boost de nutrientes à planta.

O momento da sementeira

Para semear esta cultura o método que mais se costuma utilizar é a sementeira a lanço manual ( em caso de áreas pequenas). É normal que através deste método a quantidade de semente seja exagerada em determinadas zonas. Nestes locais, deve depois proceder ao desbaste inicial destas plantas que corresponderão às suas primeiras nabiças. Este desbaste deve ser feito de forma a que as plantas que ficarem no terreno distem cerca de 10 a 25cm entre si.

É importante que depois de semear, cubra as sementes com um pequena camada de terra e regue posteriormente.

Dado que os nabos são um exemplo de culturas com necessidades hídricas elevadas deve garantir que mantêm a humidade do solo através da rega (em caso de invernos pouco chuvosos).

cultivar grelos

Quando os grelos estão prontos a colher

Os grelos estão prontos a serem colhidos quando a parte que corresponde ao talo sem folhas com flores na extremidade (escapo floral) está formada. Dado que o ponto ideal da colheita dos grelos é quando possuam ainda os botões florais fechados, não deve proceder à colheita quando as flores amarelas já estiverem abertas.

Quando o grelo estiver já com as suas flores abertas é a fase em que o mesmo se encontra mais fibroso e duro.

No caso de cultivo de nabos greleiros pode fazer colheitas múltiplas, espaçadas entre si alguns dias.

O ideal é que a colheita seja feita pela manhã.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo