Domingo, Junho 16, 2024

Como fazer uma horta em apartamento: ideias para ter uma

É possível ter uma horta mesmo morando num apartamento?

No artigo de hoje vou abordar uma  assunto que se revela cada vez importante nos dias de hoje. Na verdade, atualmente são muitas as pessoas que querem ter a sua própria horta, mas pela limitação de espaço a que estão sujeitas facilmente desistem da ideia.Hoje já existem meios que facilitam a construção de uma horta em ambientes de  reduzidas dimensões, como por exemplo em apartamentos ou casas pequenas , incluindo dessa forma  todas as  pessoas que gostam de jardinagem e que desejam ter um  seu espaço verde ou uma pequena hortinha na sua casa. Claro que as hortas de apartamento não são tão amplas quanto aquelas feitas no quintal de uma casa uma vez que existe uma limitação  grande de espaço, mas os resultados são sempre muito agradáveis.Neste artigo, darei dicas de como fazer uma horta em apartamento com ideias simples e eficazes para construi-la num espaço bem pequeno.

Este tipo de hortas ganham cada vez mais adeptos e por isso, este artigo pode dar ainda mais ideias para que a construção de um tipo de hortas deste tipo seja cada vez mais uma realidade. Aprenda com este artigo a montar a sua horta num apartamento sem gastar muito e de forma prática. Elaborei  um passo a passo diferenciado, constituído por  dicas indispensáveis para você ter uma horta na sua casa de forma  eficiente.

como fazer uma horta em apartamentoFonte da imagem:VivaReal

“Porque é que devo ter uma horta no meu apartamento?”

Embora um  apartamento seja  um ambiente geralmente de menores dimensões do que  quando comparado com uma casa com jardim e/ou horta, existe um ponto positivo na grande maioria dos apartamentos que não pode ser desperdiçado: o facto de possuírem varanda/sacada ou algum  ambiente externo,  mesmo que de muito reduzidas dimensões que pode ser aproveitado para este fim.

como fazer uma horta em apartamento

Fonte da imagem:Flores – Cultura Mix

 

Como fazer uma horta em apartamento: 5 passos essenciais

1. Em primeiro lugar, deve optar por escolher um local arejado  que apanhe raios de sol  em algum momento do dia.
2. Tome a decisão de como vai plantar  as suas plantas escolhidas. Pode optar por coloca-las no chão em vasos por exemplo, no parapeito de uma janela onde bata o Sol ou até na sua varanda ou terraço caso possua uma.
3. Se o seu espaço for muito reduzido, opte pelas hortas verticais, que se revelam muito são simples de serem construídas.  Possuem a vantagem de poderem estar suspensas através de um  suporte preso na parede, ocupando dessa forma muito pouco espaço. Para além disso, as hortas verticais podem ser um excelente elemento decorativo da sua varanda, podendo até funcionar como um mini-jardim.
4. Se tiver mais espaço no seu apartamento, pode optar por investir em vasos, que podem também ser decorativos do seu espaço. Além de poder colocá-los no parapeito das janelas por exemplo, experimente colocá-los na sua varanda e comprovará o quanto eles podem modificar o ambiente desta.

5. Se for mais ousado e preocupado com a sustenbtabilidade do nosso planeta, pode optar por reutilizar alguns objectos para servir de vasos: canecas, vasos, baldes ou até mesmo pneus são boas opções.

 

Como fazer uma horta em apartamento: modelos de horta

1- Horta em garrafa PET

Quer construir uma horta  de forma fácil e com custos baixos? Experimente   fazer a sua horta caseira usando garrafas PET que podem ser dispostas tanto na vertical quanto na horizontal.

como fazer horta em apartamento com garrafa pet

Fonte da imagem:Pinterest

como fazer horta em apartamento com garrafas pet
                                                                                        Fonte da imagem: Banana Craft

2- Horta em pallets de madeira

Já imaginou a possibilidade de construir a sua horta vertical recorrendo a pallets de madeira que já não utiliza ou que pediu a um vizinho que também já não precisa delas?  As pallets de madeiros são também uma alternativa para poder construir a sua horta vertical no seu apartamento. Se quiser personalizar as pallets, pode optar por pintar a frente da madeira das pallets usando tinta preta de lousa, e escrever o nome das plantas a giz. O que acha da ideia?

como fazer uma horta em varanda de apartamento

Fonta da imagem:Pinterest

3- Horta em vasos

Para este tipo de horta,  pode aproveitar vasos, baldes e latas que muitas vezes já não utiliza mais.  Para tornar tudo mais fácil, pode optar por apoiá-los  em cima de alguma estrutura ou até mesmo fazer furos nas laterais dos vasos  e usar correntes ou cordas que vai utilizar para pendurá-los. Esta dica pode tornar todo o processo de como fazer uma horta em apartamento muito mais fácil.

dicas de como fazer horta em apartamento

Fonte da imagem: YouTube

4- Horta em cano de pvc ou alumínio

Uma outra boa ideia para você construir a sua horta caseira no seu apartamento é reutilizar “pedaços” de cano de pvc ou até mesmo cano de alumínio que já não usa mais.  Se quiser personalizar estes canos, pode pintá-los com tinta-spray da sua cor favorita, personalizando dessa forma o seu espaço. Utilize  canos  que já não usa mais para construir uma horta vertical como na figura abaixo.

 

Fonte da imagem:Pinterest

5-Horta em frascos de  vidro

É também  possível também criar a sua horta em vidro, usando por exemplo  frascos de vidro de café, garrafas ou potes de vidro de qualquer natureza. No exemplo abaixo, foi usado um painel para fixar os vidros, usando uma espécie de braçadeira, onde os vidros foram dispostos na diagonal para facilitar que os  alimentos sejam retirados mais facilmente quando atingirem o ponto de colheita.Por baixo de cada vidro, foi utilizada tinta branca para escrever o nome de cada tipo de plantas que foi plantada e/ou semeada.

 

como fazer uma horta de temperos em apartamento

Fonte da imagem:Correio Popular

Aprendeu algumas dicas de como fazer uma horta em apartamento? Pode também gostar de ler o seguinte artigo:
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões. 

Related Articles

Queres receber as nossas newsletters?

Preencha os campos abaixo para se inscrever.

* ao clicar em "inscrever", está a aceitar as nossas condições de marketing.
- Publicidade -spot_img
spot_img

Últimos artigos