Como saber se um produto é biológico:dicas
Com o aparecimento dos organismos geneticamente modificados (OGM) e de alguns casos graves de contaminações e doenças nos animais e hortícolas, existem cada vez mais “adeptos” de alimentos mais saudáveis produzidos de forma sustentável. Por essa razão, a agricultura biológica tem ganho cada vez mais seguidores e os produtos dela resultantes cada vez mais relevância no mercado. Mas afinal o que é um alimento biológico?
“Será que é bio?”
A regras estabelecidas para os produtos “Bio” são rigorosas e exigem uma série de informações que devem estar presentes no rótulo. Uma dos principais é que as frutas, legumes e cereais devem ser derivados de sementes sem OGM e produzidos sem recorrem ao uso de pesticidas ou fertilizantes químicos.
Os agricultores que produzem em modo de produção biológico utilizam métodos de produção específicos, entre eles:
- – rotação de culturas;
- -reciclagem de matéria orgânica (estrume por exemplo);
- – A utilização de hormonas para o crescimento e farinhas vegetais não-orgânicas é proíbida em produtos biológicos de origem animal tais como: carne, peixe, ovos ou leite.
- – o uso de antibióticos é limitado;
- – Os animais “vivem” maioritariamente em locais com mais espaço ( regime extensivo).
- – os produtos transformados como por exemplo os iogurtes são produzidos com pelo menos 95% de ingredientes biológicos.
- -todos os microrganismos utilizados na elaboração de um produto biológico são não OGM.
- – Um produto biológico não deve conter produtos químicos, aditivos alimentares,conservantes e outras susbtâncias proibidas.
- -outros factores;
Em Portugal, existe uma certificação em Modo de Produção Biológico que é conduzida por 11 organismos de controlo privados e acreditados pelo Instituto Português da Acreditação e da Certificação (IPAC).
Em que consiste a certificação?
Consiste num sistema de controlo, como regras europeias específicas e uma norma portuguesa, que auxiliam na orientação das práticas intervenientes da cadeia de produção, transformação, distribuição, armazenamento, importação e exportação de produtos biológicos.
Qual a intervenção dos agricultores biológicos?
Os agricultores têm o controlo de todas as actividades, desde o íncio do ciclo produtivo em cada cultura. Através do registo de todas as práticas culturais num caderno de campo e com visitas de entidades de fiscalização frequentes, garantem que os seus produtos cumprem todas as normas de qualidade e segurança.
Como certificar um ponto de venda de produtos biológicos?
Caso queira abrir um estabelecimento de venda de produtos biológicos deve notificar a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) da abertura do seu estabelecimento. Para isso, necessita de um certificado concedido por um organismo de controlo e certificação de forma a obter uma licença para comercializar os seus produtos biológicos.
Se pretende vender produtos biológicos a granel, saiba que necessita de uma certificação, onde estão presentes todas as informações necessárias entregues pelo fornecedor desses produtos ao responsável pelo estabelecimento comercial.
-
-
Logótipo que identifica os produtos biológicos
- Os produtos embalados biológicos possuem um logótipo que os identifica como um produto biológico, assim como o código da certificadora que é responsável por controlar aquele produto.
-
- Por outro lado, a ASAE é a entidade responsável por controlar os pontos de venda dos produtos biológicos e qualquer pessoa pode denunciar qualquer irregularidade encontrado entrando em contacto com a mesma.
Sou consumidor(a): o que pode fazer?
- – Caso queira comprovar que um produto biológico a granel é de facto biológico, como consumidor, pode e DEVE pedir o certificado do estabelecimento comercial que prova este facto.
- – Esse certificado deve conter a lista de cada um dos produtos biológicos que o estabelecimento comercial vende e que estão disponíveis para o consumidor.
- – No caso dos produtos embalados, caso pretenda comprovar que esse produto é de facto biológico deve procurar o o logótipo europeu que representa o modo de produção biológico assim como o código da certificadora;
- O logótipo é constituído por 2 símbolos conhecidos: a bandeira europeia e a folha utilizada numa variedade de formas para simbolizar a natureza e a sustentabilidade. Fonte da imagem:SIC Notícias
Como consumidor esteja atento ao que consome! Observe rótulos, listas de ingredientes e logótipos. Esta atitude tornará o seu dia-a-dia mais facilitado.