Como plantar cebolo: dicas essenciais para iniciantes

Começo este artigo partindo do pressuposto de que não sabe/percebe mesmo nada de como plantar cebola de forma eficaz. Pode também já saber como se faz, mas gosta sempre de ler artigos sobre a matéria… e por isso, seja bem-vindo ao meu blog! 🙂

Pode executar esta tarefa de duas formas distintas:

  • pode comprar cebolas para plantar;
  • pode semear e plantar posteriormente num outro local as mudas de cebola (recomendado);

Quer saber por onde começar? Então continue a ler este artigo pois certamente lhe vai interessar.

como plantar cebola

  • Como plantar cebola: comece por comprar as sementes

Pode comprar as sementes de cebola praticamente em qualquer supermercado perto da zona onde vive.

A boa notícia é que as sementes de cebola, mesmo biológicas, são extremamente baratas e por isso não se vai arrepender. Certamente já tem um pequeno terreno agrícola/horta onde planeou semear esta cultura. Mas antes de semear, garanta que fez uma boa preparação do solo e eliminou qualquer vestígio de plantas infestantes.

Elimine qualquer objecto/ resíduo que esteja a mais no seu terreno como por exemplo paus, pedras, restos de raízes de árvores e culturas.

Depois de ter assegurado as premissas anteriores,  espalhe as sementes que comprou no solo completamente limpo e mobilizado. Posteriormente com o auxilio de um ancinho, cubra as sementes com terra deixando pelo menos 1 cm de terra por cima das sementes.  Após esta operação regue o seu terreno semeado e numa fase inicia repita o processo de 4 a 5 vezes por semana para garantir que as plantas cresçam e se desenvolvam correctamente.

como plantar cebola

Um facto que deve ter em atenção é que os pássaros, que adoram terrenos semeados, podem atacar as suas sementes e destruir-lhe a sua produção. Assim, use o velho truque do espantalho que continua a mostrar bastante eficácia. Fazer uma pequena cobertura pode ser também uma boa solução.

 5 a 8 semanas após a sementeira, chegou a hora de transplantar as suas pequenas cebolinhas para um local definitivo, uma vez que elas vão nascer e crescer todas em cima umas das outras o que não é benéfico.

Quando tiver tempo suficiente disponível para transplantar as suas cebolas,  arranque uma a uma e junte-as todas num pequeno recipiente ou embalagem sem as danificar. Após essa etapa, transplante-as o mais brevemente possível  para que não fiquem durante a noite fora da terra.

Por experiência própria, considero 10/15 cm um bom crescimento para que sejam transplantadas para outro terreno. Consoante os seus gostos, e caso as queira maiores, deve esperar que elas cresçam mais.

como plantar cebola

Como plantar cebola: a fase do transplante

Quando se pensa em como plantar cebola é impossível não associarmos imediatamente a uma das fases mais importantes : o transplante das pequenas cebolas.  Esta fase é muito importante uma vez que como as cebolas começam a desenvolver-se é fundamental que lhes proporcionemos mais espaço para que estas fiquem maiores e se desenvolvam de forma adequada.

Antes de proceder para a próxima fase, poderá ser uma decisão inteligente adubar o terreno antes de proceder ao transplante.  Conheça alguns exemplos de fertilizantes naturais abaixo:

Veja como devem ficar as suas cebolas no local definitivo na imagem abaixo.

 

As cinzas de madeira são um excelente adubo para fomentar o crescimento das suas cebolas. Saiba como utilizá-las aqui.

como plantar cebola

Agora que as suas cebolas já estão no local definitivo é muito importante que regue frequentemente e vá eliminando as infestantes assim que vão aparecendo.

Caso o tempo esteja quente, poderá ser necessário regar 1 vez por dia. No entanto, se as temperaturas estiverem amenas, basta regar de 3 em 3 dias.

É importante que consiga um meio-termo em termos de humidade: regos não encharcados mas também não secos.

A cor da rama das suas cebolas poderá ser um bom indicar da saúde das mesmas. Caso esta esteja verdinha a cultura está ok, mas se estiver amarela poderá ser um sinal de falta de água ou alguma carência nutricional.

A colheita da cebola: quando está na ponto para colher?

Observar a rama pode ser mais uma vez, um excelente indicador de quando a cebola deve ser colhida.

Quando  a rama da cebola estiver  muito grande significa que a sua raiz também o está. Para ter a certeza, arranque 1 ou 2 cebolas para ver se já estão prontas a serem desenvolvidas.

Depois de avaliar este parâmetro, colha todas as suas cebolas e deixe-as a secar ao sol por alguns dias. Esta fase é importante para secar a rama, e caso queira, fazer “entrançados” de cebolas/ ou “cabos”. Este procedimento é opcional mas garante que a organização destas seja mais fácil e que não andem espalhadas pelos seus arrumos.

Se não tem jeito para fazer estes cabos, pode simplesmente juntar as cebolas em molhos unindo pelas ramas e amarrar as pontas.

Cebolas, Produtos Hortícolas, Alimentos, Saudável

E então, já aprendeu a como plantar cebola de forma simples? Espero que sim e que aplique estas dicas na sua horta 🙂

As últimas

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Iniciativa de cidadania em defesa da agricultura e da economia rural na Europa. Já subscreveu?

Fonte: Agricultura e Mar A Iniciativa de Cidadania Europeia em...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para o funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal, estando já disponível um sítio de...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P – IFAP, foi criado com a extinção do Instituto de...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão de candidaturas ao European Bee Award foi prolongado até dia 20 de Setembro, informa a...