Cuidados e manutençãoHorta

Conheça 6 exemplos de adubos acessíveis e de qualidade para a sua horta

Com a situação pandémica que vivemos, muitos são aqueles que regressam às origens e pretendem começar ou voltar a produzir os seus próprios alimentos tendo uma horta. No entanto, os novos agricultores que agora vêm na agricultura uma oportunidade, querem ao máximo usar adubos bons e acessíveis, beneficiando as suas culturas e é claro, a sua carteira 😊

Neste novo artigo, partilho consigo 6 opções muito interessantes que deve conhecer e ter em conta ao usar na sua horta! Quer descobrir? Então continue a ler este artigo.

1- Adubo de cascas de banana

Certamente já ouviu falar que as bananas são ricas em potássio, … a maior parte destes nutrientes permanece nas suas cascas.

Por essa razão, este adubo caseiro representa um bom exemplo de fertilizante orgânico para as suas culturas, não devendo por isso desperdiçá-lo.

Para fazer este adubo à base de cascas de banana, corte-as em pedaços pequenos e incorpore-os no solo da sua horta, jardim ou mesmo nos seus vasos. Pode também colocar este adubo no orifício de plantação ou por cima das plantas.  Há também quem ferva as cascas de banana em água e depois de deixar repousar esta mistura, aplica-a como um adubo líquido (eu pessoalmente uso esta técnica).

Este adubo à base de cascas de banana é especialmente utilizado para adubar as rosas, pois os antigos dizem que o seu perfume se prolongará por mais tempo com esta fórmula caseira. 

2-Adubo caseiro utilizando cascas de ovo

Falo agora do adubo à base de cascas de ovo. Este é talvez um dos exemplos de adubos naturais mais conhecidos muito pelo facto de ser rico em cálcio, potássio e magnésio. É normalmente misturado no composto, terra dos vasos/horta/jardim, e auxilia no processo da passagem dos nutrientes presentes na casca de ovos para as plantas (ficando disponíveis).

Normalmente faz-se farinha de casca de ovo através de um liquidificador. É importante que antes deste passo deixe as cascas de ovo secar à sombra por algum tempo (para não perder o azoto que contêm).

Depois de secas, moa tudo no liquidificador até obter uma farinha muito fina e homogénea. Guarde-a depois num pote de vidro em local fresco e seco.

Modo de utilização desta farinha: use uma colher de sopa por canteiro, ou uma colher de café, por vaso. O ideal é não ultrapassar os 50 gramas de pó de casca de ovo por cada metro linear de solo, nas hortas, pomares e jardins. Espalhe a farinha sobre a terra. Repita este processo a cada 40 dias. Se preferir aplicar com maior frequência, divida a dose recomendada acima. 

3- Adubo com borras de café

Existem fãs de café por aí? Eu sou uma fã assumida e por isso, tenho sempre imensas borras de café cá em casa! Embora ainda seja desconhecido para muitas pessoas, a borra de café pode ser usada para fertilizar organicamente as suas  plantas. Na sua composição tem uma grande fonte de azoto que representa um dos principais macronutrientes que compõe o solo e é muito consumido pela maioria das plantas. As borras de café são também ricas em carbono. Tem bons resultados como fertilizante em flores principalmente em rosas e hortências. As borras de café acabam também por favorecer a acidez do solo.

4-Faça compostagem e use o composto na sua horta

Já falei em vários artigos sobre os benefícios da compostagem. Através desta prática podemos reciclar a maior quantidade de desperdícios da sua própria horta e cozinha. Dessa forma, estamos também nós a seguir o exemplo da natureza, em que as folhas e os caules que se formam na Primavera e morrem no Outono, caindo no chão e, finalmente apodrecendo, para voltarem de novo a entrar no ciclo das plantas enquanto nutrientes.

Na horta, alguns elementos são retirados durante este ciclo, nomeadamente os legumes e frutos, mas mesmo assim, os restantes deveriam ser reciclados tanto quanto possível.

A compostagem é um processo praticamente gratuito. Apenas necessita de alguma disponibilidade de espaço para ter um compostor, mas também pode fazer o seu próprio compostor através de caixas que tenha aí na sua casa e que já não utilize.

Garanta que não coloca para compostar sementes de plantas infestantes, resíduos com gordura, plantas com vestígios de pragas e doenças, bem como outros resíduos indesejáveis.  

Se colocar apenas “resíduos de bem”, o seu composto será de qualidade e a custo zero!

5-Use adubos verdes

Algumas colheitas agrícolas podem ser produzidas simplesmente com o objetivo de  de melhorar a condição química, física e biológia de um terreno, os chamados adubos verdes.

O “adubo verde” pode ser semeados no início do Outono, para ser “incorporados” na Primavera. Em alternativa, se cultivar espécies de crescimento rápido, pode usá-las sempre que a terra fique disponível para esta prática.

Evite que os adubos cultivados entrem em floração e originem sementes pois dessa forma poderá regenerar-se. Pode também utilizar folhas e caules dos adubos verdes para compostagem, o que é sempre benéfico.

Alguns exemplos de culturas que podem ser usadas como adubos verdes: favas, azevém, tremoços, mostarda, trevo, etc.

Gostou destes exemplos? Já usa algum destes adubos naturais na sua horta? Conte-me tudo nos comentários:)

6-Utilize o Adubo SIRO Mineral Horta

O adubo SIRO Mineral Horta é um adubo granulado especialmente desenvolvido para o correto desenvolvimento de todas as hortícolas.

Como vantagens, destaca-se a promoção de um crescimento saudável e equilibrado dos seus legumes.
Além disso, o seu elevado teor em potássio e magnésio favorece a floração e frutificação das hortícolas, realçando os seus sabores naturais.
É um adubo fácil de aplicar em que os nutrientes são facilmente absorvidos pelas plantas.

Espero que tenha gostado destas minhas 6 sugestões de nutrição sustentável para as suas culturas agrícolas!

Até ao próximo artigo!

*este artigo foi patrocinado pela SIRO Substratos Profissionais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo