Continente é a primeira marca a unir as tampas às garrafas

Mais de 50 milhões de tampas recicladas

O Continente é a primeira marca portuguesa a fixar 50 milhões de tampas às respetivas garrafas, para garantir que toda a embalagem é reencaminhada para a reciclagem e assim evitar que as tampas cheguem à natureza, em particular aos ecossistemas marinhos, onde são uma das principais causas de poluição, mas também de mortes de animais por ingestão.

Esta alteração, que estará disponível nas lojas já a partir do mês de abril, vai permitir o reaproveitamento de 80 toneladas de plástico por ano, pois garante que as tampas são corretamente reencaminhadas para a reciclagem, em vez de se “perderem” no processo e irem parar ao meio ambiente. As tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de gestão de resíduos.

CONTINENTE É A PRIMEIRA MARCA A UNIR AS TAMPAS ÀS GARRAFAS :: Mais de 50 milhões de tampas recicladas



O Continente vai acoplar as tampas em todas as referências de água lisa de marca própria, desde as garrafas 33cl às de 1,5l e também nos garrafões 6l, (através do reforço do anel que liga a tampa ao gargalo), para que permaneçam fixas aos recipientes desde a fase de utilização até à colocação no ecoponto. Esta medida, antecipa em três anos e é mais ambiciosa do que a legislação europeia (Diretiva (UE) 2019/904), que entra em vigor a 3 de julho de 2024 e apenas contempla as bebidas com capacidade inferior a 3l.

“Estamos orgulhosos por mais uma vez sermos pioneiros e liderarmos o caminho neste percurso por embalagens e produtos mais amigos do ambiente. Esta iniciativa garante a reciclagem de 50 milhões de tampas de plástico por ano. Uma meta que depende também da ação do consumidor, que é responsável por colocar as garrafas na reciclagem no final da utilização, mas sabemos que a sociedade tem vindo a acompanhar – e até a exigir – alternativas mais sustentáveis. Por isso mesmo, sentimo-nos alinhados com as expetativas dos nossos clientes e que temos sido assertivos no nosso percurso de promoção de um uso responsável do plástico e assim vamos continuar”, explica Ana Alves, Diretora Comercial de Marcas Próprias do Continente.

Recentemente, a marca anunciou também a incorporação de plástico reciclado em 25% de toda a gama de águas de marca própria, permitindo a poupança de 400 toneladas de matéria virgem por ano.

O Continente tem vindo a implementar diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos. Em 2020, o Continente alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em abril de 2019 na plataforma www.plasticoresponsavel.continente.pt.

Além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu ainda 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET) dos seus produtos. Atualmente, 70% das referências de marca própria já são 100% recicláveis.
Enquanto agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes, o Continente assumiu o compromisso de antecipar para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, de reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando ainda que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

As últimas

Já pode fazer queimas e queimadas. Mas atenção comunicação prévia continua a ser obrigatória

Fonto do artigo: Agricultura e Mar O período crítico de...

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento...

Candidaturas ao European Bee Award prolongadas até 20 de Setembro. Prémio de 4.000 €

Fonte do artigo: Agricultura e Mar O prazo para submissão...

Newsletter

Pergunta Anti-spam ?

A não perder

Estudo da Science alerta para a necessidade de redução do impacto humano nos ecossistemas aquáticos

Um estudo publicado na Revista Science, em que participa...

Estudo revela subestimação dos valores de dependência dos polinizadores na agricultura e destaca a sua importância

Um estudo internacional conduzido por investigadores da Faculdade de...
acientistaagricola
acientistaagricolahttp://acientistaagricola.pt
Olá, sou a Rosa. Nasci e cresci em meio rural e desde cedo percebi o que queria fazer para o resto da vida. Mais tarde, quando entrei no ensino superior tornei-me Técnica Superior do Ambiente e Agrónoma, áreas que sempre me fascinaram. Este blog é mais do que um projecto pessoal...é  o culminar de duas paixões: a escrita e as ciências ambientais e agrárias. Este é um local de encontro entre todos aqueles que partilham destas mesmas paixões.  
spot_img

Já pode fazer queimas e queimadas. Mas atenção comunicação prévia continua a ser obrigatória

Fonto do artigo: Agricultura e Mar O período crítico de risco de incêndios chegou ao fim. Assim, já é possível efectuar queimas de sobrantes, resultantes...

Governo aprova regulamentação para funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono

Fonte: Agricultura e Mar O Governo aprovou regulamentação específica para o funcionamento do Mercado Voluntário de Carbono em Portugal, estando já disponível um sítio de...

Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas está a recrutar Técnicos Superiores (31 vagas)

Fonte do artigo: Emprego e Estágios O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P – IFAP, foi criado com a extinção do Instituto de...