Produção agrícola e técnicasSemear e plantar

Pera-melão: dicas de cultivo básico para quem quer cultivar este fruto

Confesso que só recentemente tive interesse em cultivar pera-melão cá em casa embora já tivesse ouvido fazer sobre este fruto várias vezes ao longo da minha vida. Este  arbusto perene originário da  América do Sul é cultivada há milhares de anos. Se pretende cultivar pera-melão saiba que esta planta propaga-se essencialmente por estacaria dado que a propagação seminal possui uma germinação deficitária. Se ficou curioso(a) em saber mais sobre este fruto continue a ler este artigo pois vai certamente aprender as principais dicas a ter em conta para cultivar pera-melão.

como cultivar pera-melão

Cultivar pera-melão: principais características desta planta

Tal como em outras plantas, existem várias variedades de pera-melão. Os seus frutos possuem uma forma oval que pode chegar a 15 cm de comprimento. A cor destes frutos oscila entre o amarelo e o dourado e apresenta “riscas” de cor arroxeada quando atingem a sua maturação e estão prontos a ser colhidos e consumidos.

A pera-melão pertence à família das Solanáceas tais como culturas como a beringela, tomate, pimento, batata ou até o tamarilho. O seu nome científico é Solanum muricatum.

O seu sabor é doce e possui um aroma muito semelhante ao do melão, razão pela qual é conhecida por pera-melão. É um fruto muito refrescante pois possui um muito elevado teor em água. Além disso, os seus frutos são muito ricos em vitaminas como por exemplo a vitamina C. Nutrientes como a niacina, caroteno, cálcio e fósforo também estão presentes neste fruto.

Na maior parte dos casos, a pera-melão é consumido em fresco embora possa ser incluído em pratos como saladas, compotas e sumos.

Estes frutos são especialmente cultivado em países como a Colômbia, Chile, Peru e Florida mas também em muitos países europeus entre eles Portugal, Espanha e Suíça.

Se está com ideias de se iniciar no cultivo de frutos exóticos, o cultivo de pera-melão pode ser uma boa opção para começar.

como cultivar pera-melão

Como cultivar pera-melão: passo-a-passo que deve ter em conta

Se já o(a) convenci a cultivar pera-melão saiba que estamos numa boa altura para plantar este arbusto. Um das melhores épocas para cultivar pera-melão é a Primavera-Verão.

É um arbusto que é caracterizado por possuir um crescimento e desenvolvimento rápido e uma maturação plena na época do outono-inverno. O momento da colheita coincide quando os frutos  estão bem maduros de forma a evitar o sabor adstringente e na minha opinião bastante desagradável. O ideal é que só colha os frutos quais estes estiverem completamente maduros, ou seja, na maturação completa. Este período de colheita normalmente coincide com quatro a cinco meses após a plantação, quando os agricultores podem começar a colher as primeiras peras-melão.

Normalmente estes arbustos atingem até cerca de 1,5 metros e podem ser cultivados ao ar livre ou em estufa. Normalmente são cultivados ao ar livre, no entanto, podem também ser cultivado em estufa (obtendo-se plantas mais vigorosas e colheitas maiores.

como cultivar pera-melão

Cuidados a ter com a pera-melão: o que deve reter

Rega: a pera-melão gosta de água e por isso não pode descurar as regas, especialmente nas épocas mais quentes e secas do ano. Nestas alturas, aconselho pelo menos duas regas por semana de forma a manter o solo extremamente húmido mas nunca encharcado.

Solos: a pera-melão gosta de solos com pH acima de 6, bem drenados e com um bom teor em matéria orgânica.

Tutoragem: dado que os frutos obtidos podem ter um peso significativo é importante que se usem tutores para auxiliar a planta no seu desenvolvimento. O seu crescimento é semi-erecto e há medida que o seu crescimento é mais acentuado, os ramos tendem a tombar.

Poda: especialmente no início da primavera, de forma a eliminar os ramos “queimados” e danificados pela geada que costuma ocorrer no inverno. Para minimizar os danos causados pela geada, cubra as plantas com plástico de forma a protegê-las.

Clima: adaptam-se bem ao nosso clima se forem protegidas das geadas. O ideal para o seu desenvolvimento são temperaturas amenas podendo as temperaturas demasiado elevadas danificar gravemente as plantas. Pode cultivar pera-melão em locais de meia-sombra sendo nos locais com boa exposição solar onde se verificam melhores produções. Evite cultivar pera-melão em locais onde se observam ventos fortes pois podem prejudiciais.

Fertilização: semelhante à aplicada em outras solanáceas. No entanto, evite fertilizações demasiado excessivas dado que podem induzir a excesso de vigor vegetativo.

Floração e Polinização: a pera-melão entra em floração no final do verão estendendo-se até inícios outonais. É autofértil, hermafrodita e polinizada na esmagadora maioria dos casos por insetos.

Mondas e sachas: não se esqueça delas. As peras-melão sofrem bastante com o aparecimento de plantas infestantes. Uma controlo regular pode fazer toda a diferença.

Pragas e doenças: formigas, afídeos, mosca-branca, escaravelhos e aranhiço-vermelho são algumas das pragas mais frequentes. O vírus do mosaico é uma das doenças mais frequentes neste arbusto.

como cultivar pera-melão

Espero que tenham gostado deste artigo. Agora digam-me… já alguma vez cultivaram pera-melão?

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo