Investir na agricultura, ainda vale a pena?

Hoje venho falar-vos sobre áreas de negócio na agricultura que, na minha opinião, valem a pena apostar. É certo que já devem ter ouvido dizer que a agricultura está na moda muito pelo facto de existirem cada vez mais pessoas a quererem investir neste sector, muitas vezes sem qualquer histórico na área. Quer investir na agricultura? Então este artigo é para si!

Também já devem ter reparado que a crise económica que se verificou de uma forma mais acentuada há uns anos atrás, provocou diversas mudanças ao mercado de trabalho e trouxe ao sector agrícola uma série de novas oportunidades que irei falar neste artigo.

investir na agricultura

De facto, existem cada vez mais empreendedores, essencialmente jovens, a quererem investir no sector agrícola, olhando para a agricultura como um negócio com futuro.

Neste novo artigo, trago-lhe 5 ideias de negócios que podem, na minha opinião, serem bastante válidas para quem quer investir na agricultura. 

É certo que, para facilitar toda a implementação do projecto agrícola e financiamento, existem quadros de apoio ao investimento neste sector como por exemplo o PDR 2020, PAC  e outros programas.

Em relação a estes programas de apoio, irei escrever num próximo artigo quais os principais programas de apoio ao agricultor e como usufruir deles. Por isso, esteja atento pois vai ser-lhe útil!

Apesar do sector estar altamente dependente de fatores climáticos e até subsidiários, a agricultura pode ser rentável, desde que consiga garantir escoamento para os produtos agrícolas que pretende produzir.

Conheças as minhas dicas de 5 ideias para investir na agricultura.

 

5 oportunidades que deve considerar se quer investir na agricultura

1. Agricultura biológica/produtos biológicos

A agricultura biológica ou orgânica surgiu como  uma oposição  à agricultura industrializada tendo como  principal objectivo a  reintegração  das actividades humanas na capacidade dos ecossistemas, tornando o sector agrícola mais sustentável.

A agricultura biológica consiste num tipo de agricultura que permite a produção de alimentos e fibras têxteis saudáveis e de qualidade, através de um modo de produção que promova práticas sustentáveis com reduzido impacto para o ecossistema agrícola.

Os produtos biológicos devido à ausência de resíduos de pesticidas e outros produtos químicos promovem uma alimentação mais saudável e natural e por essa razão, são uma ideia de negócio agrícola a considerar.

Conheça as melhores consociações em agricultura biológica para a sua horta aqui.

investir na agricultura

2. Produtos gourmet/alta cozinha

Os produtos gourmet podem também ser uma boa aposta se quer “pensar fora da caixa”.

São  produtos de extrema qualidade, grande parte das vezes com carácter inovador e que são atualmente muito procurados pelos portugueses bem como altamente valorizados. É claro que não são para todas as carteiras, mas pode ser um boa negócio de nicho que deve ponderar.

Pode também gostar de ler o seguinte artigo:

Gastronomia molecular: ciência e/ou alimentação?

investir na agricultura

 

3. Aposta na vinha: produção de vinho com alta qualidade

A área da viticultura e enologia tem crescido muito nos últimos tempos no nosso país.

Especialmente, tem aumentado o interesse pelo vinho português, que tem sido cada vez mais exportado e feito um “brilharete” nas feiras  de vinhos um pouco por todo o mundo.

A aposta na produção de vinhos deve ser sobretudo na produção em qualidade e não em quantidade, uma vez que nesta última já existe muita concorrência.

investir na agricultura

4. Produção de microculturas/microvegetais

Este negócio consiste na produção de super alimentos, com micro-produção local de proteínas vegetais, aminoácidos, enzimas, vitaminas e antioxidantes e que tem sido cada vez mais uma tendência na alimentação humana. Depois de produzidos, estes vegetais são vendidos “vivos” para manter o produto fresco e evitar o corte e refrigeração .

Também a  produção de  aromáticas ou de plantas para chás ainda revelam-se áreas de negócio agrícola ainda pouco exploradas  mas cuja procura tem crescido continua a crescer. Porque não apostar neste tipo de produção? Pense nisso!

investir na agricultura

 

5. Produção de plantas ornamentais

A produção de plantas ornamentais já é bastante antiga e continua a ser rentável.

Há quem diga que é dos setores mais rentáveis da agricultura (é preciso gostar, como é óbvio).  Para o incentivar a produzir plantas ornamentais acrescento a vantagem de que no nosso país as condições edafo-climáticas são excelentes para a produção  deste tipo de plantas.

investir na agricultura

Ficou convencido(a) com as minhas ideias para investir na agricultura? Conhece alguém que tenha tido sucesso nestas culturas? Conte-me tudo…Quero saber a vossa opinião!

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns !
    Gostei das abordagens efectuadas, muito oportunas.
    Estamos em fase de mudanças rápidas e, como tal, o sector primário da nossa economia, não deve escapar às mesmas. Assim, há que descobrir novas oportunidades e/ou exponenciar outras. Não é por acaso que o “Povo” diz, com toda a sua sabedoria ancestral, que “quem muda, Deus ajuda”.

  2. Não iludem ninguem! Agricultura biologica não produz para as despesas! A não ser que façam tratamentos comprados clandestinos, e destroção a substancia activa! Neste assunto ainda se podia falar mais! Um exemplo aqui não faltaria plantas selvagens consumiveis! Desde cogumelos, ervas aromaticas, ervas ou plantas de chá, etc! Uma riqueza em ervas e plantas que as lavramos ou destroçemos! Ninguem as quer devido ao sabor e cheiro intenso, e ao aspecto selvagem! Quanto a projeto de J.A ninguem se iluda fiz um investimento de +de 100mil €uro, e ainda não recebi tusto! Eu cresci na agricultura, concretizei um sonho, agora está acabar o projeto, por causa das bruxarias de todos os anos ainda não recebi tostão! Fui fiscalizado varias vezes, ta tudo em ordem, mas o dinheirinho não vem, queria acabar o projeto, a data de conclusão está a terminar! Não tenho dinheiro e aqui em casa quase que se passa fome! Pensem bem, cuidado, não se iludam!

  3. Boa noite,

    Excelente artigo, parabéns.
    Há muitas outras ideias que não sendo inovadoras são rentáveis. Da pouca experiência que tenho, um dos maiores problemas da agricultura nacional, são a falta de divulgação dos apoios a toda a gente ( por favor no artigo que disse que vai escrever sobre este tema, mencione nomes de empresas/organismos que possam ajudar, independentemente de quem achar que é pub) e a falta de cooperação/união entre os agricultores que ainda não perceberam que o nosso concorrente não é o agricultor que tem o terreno ao lado, mas sim os italianos, espanhóis, etc.

  4. Estamos a assistir uma nova maneira de as pessoas vieram a agricultura que muitas vezes não é rentável Mas ver os nossos jovens e não jovens precisam de um futuro.A nossa população envelheceu mas os descendentes podem e devem continuar esse trabalho e projecto de vida.Nao podemos que outros o façam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here