Lançamento da primeira grande coleção de “Botânica em Português” em nove volumes

0
35

A Câmara Municipal de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Botânica publicam a primeira grande coleção de Botânica em Língua Portuguesa – «Botânica em Português» -, numa edição conjunta com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, inserida nas publicações da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

A cerimónia de lançamento terá lugar no dia 16 de dezembro de 2020, pelas 11h30, no Salão Nobre da Academia das Ciências, em Lisboa, onde serão apresentados dois dos nove volumes que a integram. A coleção pretende divulgar a Ciência Botânica, numa abordagem completa e rigorosa, dando a conhecer o admirável mundo das plantas nas suas diversas vertentes.

A coleção «Botânica em Português», escrita por um conjunto alargado de botânicos portugueses, aborda os principais desenvolvimentos contemporâneos da Biologia das Plantas, desde os temas fundamentais, como a Morfologia, a Sistemática e a Evolução, até à caracterização da flora e dos ecossistemas de Portugal, terminando na Conservação das espécies ameaçadas de extinção.

Na sessão de lançamento da coleção serão apresentados dois volumes recentemente editados. O primeiro, Estrutura e Biologia das Plantas, da autoria do Professor Carlos Aguiar, explica-nos tudo sobre a morfologia externa e interna, a biologia e a função do corpo das plantas, abordando detalhadamente temas como a polinização, a reprodução e o crescimento das plantas, numa obra que se ancora nos avanços científicos e nas descobertas mais atuais.

Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental, da autoria conjunta de diversos botânicos, dá-nos a conhecer uma seleção dos locais mais importantes e extraordinários para a flora silvestre de Portugal, vários deles bastante ameaçados, mostrando-nos também as plantas mais raras e belas que neles podemos encontrar, e explicando-nos o porquê da singularidade de cada sítio, e avançando explicações para alguns dos mistérios que os envolvem.

A coleção, enquadrada pela distinção de Lisboa como Capital Verde Europeia 2020, constitui uma edição cuidada, elegante e profusamente ilustrada com belas fotografias e detalhados diagramas explicativos. Os dois volumes agora lançados juntam-se a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, este volume apresentado no passado dia 13 de outubro na conferência de apresentação dos resultados finais do projeto homónimo (POSEUR-03-2215-FC-000013), que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian. Os restantes seis volumes da coleção serão publicados ao longo do próximo ano de 2021.

A cerimónia de lançamento da coleção «Botânica em Português» contará com as intervenções de Duarte Azinheira, Diretor da Unidade de Edição e Cultura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Carlos Aguiar, Professor do Instituto Politécnico de Bragança, Jorge Capelo, investigador do Herbário do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Miguel Porto, Presidente da Sociedade Portuguesa de Botânica, e de José Sá Fernandes, Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa.

A cerimónia será transmitida por videodifusão (live streaming) e poderá ser acompanhada em direto através das páginas de Facebook https://www.facebook.com/Lisboagreencapital2020 e https://www.facebook.com/ImprensaNacional .

A Sociedade Portuguesa de Botânica é uma associação sem fins lucrativos criada em 2009, dedicada à divulgação da Botânica e à conservação da flora portuguesa. Coordenou o projeto «Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental» (POSEUR-03-2215-FC-000013), no qual foi avaliado o risco de extinção de 630 plantas nativas do território nacional, e desenvolve e coordena o portal Flora-On.pt, uma referência para o conhecimento e a divulgação das espécies da flora de Portugal, que agrega o trabalho voluntário de mais de 100 colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.